Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 12:20
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Sorriso pela primeira vez realiza um evento artístico ambicioso cujo projeto de nível nacional é financiado pela instância municipal sob a coordenação do artista plástico e escultor português Francisco Ourives Charneca. Francisco Charneca já realizou exposições de pintura e escultura em países como Portugal, Brasil, Inglaterra e Espanha e tem suas obras espalhadas em todo o mundo e é um dos poucos da América Latina que produzem afrescos verdadeiros.

Francisco destaca a importância da interatividade na produção artística entre a população e os próprios artistas plásticos que se utilizam tendas armadas para produção das obras de arte. As aulas foram divididas em partes teórica, com aulas de desenho, anatomia e técnicas de escultura. As oficinas acontecem diariamente nos períodos da manhã e da tarde.

Os artistas foram selecionados através de um concurso realizado no período de 01 de dezembro de 2003 a 27 de fevereiro de 2004 e estão participando de um curso com carga horária de cento e oitenta e cinco horas. O curso é gratuito e os artistas classificados vão receber todo o material necessário para a concepção das obras de arte, mais as passagens, hotel e alimentação.

Os objetivos principais desse projeto são: capacitação dos artistas, nas técnicas de construção de esculturas em terra cota, concreto e pedra, intercâmbio cultural regional e nacional, participação da comunidade durante o processo de criação das obras e o fomento da produção artística da cidade de Sorriso.

Vinte e um artistas plásticos de várias cidades de Mato Grosso e representantes de outras regiões do país como, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina também estarão participando.

Os artistas selecionados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram:

José Pereira da Silva Neto de São Paulo, Helen de Souza Rossi de Itajaí/ Santa Catarina, Sueli Alvim do Rio de Janeiro, Rose Mary de Freitas de Ubatuba/São Paulo, Cláudia Maria Braga de São Paulo/SP, Geneci Fátima Tollotti Martelli de Tapuráh/MT, Patrícia Santana Correia de Cuiabá/MT, Cleves Pinto de Almeida de Alta Floresta/MT, Wilson Prestes de Cuiabá/MT.

De Sorriso/MT: Jackson D. de Souza Moura, Moisés Antonio Marques, Cleide Rejane, Maria Cristina Andriguetto, Teila Aparecida Gomes Alves, Isabel Aparecida Tessari, Renata Greice de Arruda, Edite Maria P. Censon, Laci Maria Dal Bem, Marines Rasch, Lucimar Alves Gomes Martins, Solange Satomi Yanagu Arraez.

Após a conclusão do curso, sessenta obras produzidas na categoria de escultura serão expostas temporariamente no período de 01 de maio a 27 de julho na área verde da Prefeitura de Sorriso, localizada na região central da cidade que se transforma num imenso ateliê a céu aberto.

No dia 31 de agosto deste ano, todas as obras deverão estar afixadas em locais já definidos e passam a fazer parte do acervo do patrimônio público do município de Sorriso. A Prefeitura da cidade de Sorriso convida a todas as pessoas para visitarem o ateliê livre para curtirem de perto as obras de arte que estão sendo produzidas.

Mais informações podem ser obtidas com Daniel de Oliveira ,Coordenador do Departamento Municipal de Cultura pelos telefones (66) 544-1530 ramal 203 ou pelo site: www.totembrasil.com.br/sorriso




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385269/visualizar/