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Cidades/Geral
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 11:42
Por: Aluizio de Azevedo

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem como premissa a valorização do seu servidor, afinal os cerca de 32 mil funcionários da pasta, representam aproximadamente 60% dos funcionários públicos do Estado. Seguindo esta premissa, a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, implantou, em Agosto de 2003, o programa Qualidade de Vida, que tem como objetivo resgatar a auto-estima e a valorização dos profissionais da educação.

Após 31 de março, com a implementação do Programa Escola Atrativa, o Qualidade de Vida passa a ser um projeto, e a integrar o grande programa de planejamento estratégico da Seduc, que norteará as ações da pasta para os próximos três anos do governo Blairo Maggi.

Para Ana Carla, o projeto é um sonho antigo da categoria, que ao longo dos anos, foi se sentindo desvalorizada. Ela destaca que, o Qualidade de Vida surgiu em função dos grandes números de servidores afastados por licença médica.

"Quando assumimos a secretaria, encontramos muitos profissionais afastados. Então percebemos que alguma coisa não ia bem. Muitos deles estavam enfrentando problemas com dependência química (drogas e álcool), com estresse ou desmotivados. Mas, não queremos descartar este servidor, e sim que ele volte a trabalhar e se sinta útil. Esta é a grande meta do projeto Qualidade de Vida," explica.

METAS E AÇÕES - Como o próprio nome já diz, o projeto tem como grande objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos profissionais da educação. Para tanto algumas metas e ações foram traçadas pela equipe que é coordenada por Márcia Bretas e pela Superintendência de Gestão de Recursos Humanos da Seduc (SGRH).

O superintendente de Gestão de Recursos Humanos da Seduc, Luis Antonio de Carvalho, destaca que, para realizar tal objetivo, muitas ações foram e estão sendo desenvolvidas pela Seduc. Entre elas, o cumprimento de todos os direitos não honrados por administrações anteriores; e a implementação de uma política eficiente de recomposição salarial.

Márcia Bretas ressalta ainda que o programa implantou em 2003, um coral com servidores da sede da secretaria; criou um programa de auto-ajuda; e implantou um centro de apoio e assistência-saúde do profissional da educação. "Desde a criação já realizamos inúmeras ações, como a vacinação dos servidores da sede, atividades recreativas, apresentações do coral, massagens terapeutas, ginástica laboral, palestras e seminários, entre outras", conta.

A coordenadora informa ainda, que a próxima ação do projeto, será a realização da "I Semana Anti-tabagismo da Educação", que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de abril na Seduc. Durante os cinco dias, acontecerão palestras, formação se grupos de trabalhos que visam orientar os servidores quanto aos malefícios do fumo.

A equipe do programa conta com duas assistentes sociais, um psicanalista, um massagista, além de professores, e técnicos da Seduc. Funcionando na sede da Secretaria, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone 613-6322.




Fonte: Redação/Secom - MT

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