Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Abril de 2004 às 17:25

    Imprimir


Pesquisadores americanos questionam a teoria que atribui o desaparecimento dos dinossauros à queda de um gigantesco asteróide na região onde hoje é o México, destacando que este corpo celeste caiu na Terra 300 mil anos antes do fim dos grandes répteis.

Trabalhos que serão publicado nesta terça-feira nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos indicam que uma seqüência de acontecimentos mais complexa, tais como asteróides, uma atividade vulcânica, o aquecimento climático ou a combinação de vários fatores poderiam explicar melhor o desaparecimento dos dinossauros.

Segundo a teoria dominante, a queda de um asteróide em Yucatán (sudeste do México), cujo testemunho é a cratera de Chicxulub, teria lançado partículas de pó na atmosfera, deixando o planeta na escuridão e dando início a uma reação em cadeia até a extinção dos dinossauros.

Entretanto, provas geológicas feitas nesta cratera mostram que o asteróide teria caído muito antes do período de transição entre o fim da era secundária (cretáceo) e o início da era terciária, época do desaparecimento destes gigantescos animais.




Fonte: France Presse/Washington

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385353/visualizar/