Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 20 de Abril de 2004 às 18:57

    Imprimir


O juiz eleitoral Lênin Ignachitti, de Uberaba, mandou fechar ontem, por 48 horas, o Jornal da Manhã, maior diário da cidade do Triângulo Mineiro. "Já estava com a edição de hoje pronta, quando apareceu o oficial de justiça, lacrando as portas e as máquinas, com a presença de um forte aparato de segurança, incluindo quatro viaturas com policiais armados de fuzis e metralhadoras", disse a diretora-presidente do diário, Lidia Prata.

Em seu despacho, o juiz alegou se tratar de propaganda eleitoral uma entrevista do vice-prefeito, Odo Adão (PSDB), que o jornal publicou na edição do último domingo. Na entrevista, Adão admite sua condição de pré-candidato a prefeito de Uberaba, reconhece que terá de enfrentar internamente a pré-candidatura do deputado estadual Fahim Sawam (PSDB), fala de sua infância humilde, enfatiza sua condição de negro e condena o racismo.

No momento da interdição, os representantes do jornal participavam de um evento promovido pela Associação Nacional de Jornais, na cidade de São Paulo. Eles só tomaram conhecimento do fato consumado no final da noite de segunda-feira. Hoje, o departamento jurídico do Jornal da Manhã impetrou mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte. A expectativa é de que o diário volta a circular normalmente nesta quarta-feira.

O juiz Lénin Ignachitti está se tornando conhecido por suas medidas radicais. Na semana passada, ele baixou uma portaria que proíbe a candidatura de prefeitos e vereadores com escolaridade inferior ao Ensino Médio, antigo Segundo Grau. Os pretensos candidatos a vereadores e prefeitos terão que apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio ou se submeterem a uma prova com 15 questões de conhecimentos gerais, para comprovar a escolaridade. A prova será discursiva e os candidatos não poderão recorrer à ajuda na hora dos testes, que ainda não tem data definida.

Somente as pessoas que alcançarem o mínimo de 60% das questões corretas, terão a candidatura registrada pela Justiça. Só assim poderão ser candidatos nas próximas eleições municipais.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385401/visualizar/