Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 20 de Abril de 2004 às 12:30

    Imprimir


A Agência Européia de Segurança - EFSA - European Food Safety Authority - divulgou esta semana o resultado da avaliação de segurança da variedade de milho geneticamente modificado MON 863, resistente a insetos, desenvolvido pela Monsanto.

De acordo com a EFSA, o MON 863 é tão seguro quanto o milho convencional. "Conseqüentemente, sua colocação no mercado - para importação, visando tanto processamento como alimentação ¿ torna improvável a ocorrência de reações adversas na saúde humana e animal ou ao meio ambiente", conclui o relatório.

A avaliação de segurança do milho transgênico MON 863 foi iniciada pela EFSA a pedido da Comissão Européia, formada por todos os países-membros. Este é o terceiro produto da Monsanto cuja segurança foi atestada pela agência regulatória européia. O primeiro foi o milho NK 603, tolerante ao herbicida glifosato, em dezembro de 2002, seguido do parecer favorável à canola geneticamente modificada GT73, também tolerante ao glifosato, em março.

Uma outra variedade de milho, o MON 810 resistente a insetos, continua em avaliação pela EFSA.

O milho MON 863 já é cultivado desde 2003 nos Estados Unidos, após aprovação pelas agências regulatórias norte-americanas. Esta variedade já foi aprovada para importação pelo Japão, Canadá, México, Coréia, Filipinas, Rússia e Taiwan.




Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385448/visualizar/