Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 19:50
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, participou na manhã desta segunda-feira (19.04) no auditório da Associação dos Municípios (AMM), da abertura do II Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime) e a Iº Conferência para Aprovação dos Objetivos e Metas dos Planos Municipais de Educação.

Na oportunidade, Ana Carla falou sobre a Política Educacional para Mato Grosso e sobre o Programa Escola Atrativa, que reúne 24 projetos. O evento que se encerra na terça-feira tem a finalidade de promover amplo debate sobre a política de educação para os próximos 10 anos, definindo metas e objetivos dos Planos Municipais de Educação de Mato Grosso.

De acordo com a presidente da Undime/MT e secretária Municipal de Sapezal, Ilma Grisoste Barbosa, o Fórum é destinado para os dirigentes municipais de educação, prefeitos, assessores educacionais, gestores escolares e professores. “O Plano Municipal de Educação surge de uma idéia semente que é o “Plano Nacional de Educação”, agora a idéia está na cabeça e no coração dos dirigentes municipais de educação”.

Ainda na parte da manhã, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (Mec) de Brasília, Francisco das Chagas Fernandes, proferiu palestra sobre “Repensando o tempo e espaço do Ensino Fundamental”.

OBJETIVOS E METAS DO FÓRUM – Para a Educação Infantil, a proposta é aumentar a oferta de educação infantil de forma a atender, em cinco anos, a 30% da população de até três anos de idade e 60% da população de 4 e 6 anos e, até o final da década, alcançar a meta de 50% das crianças de 0 a 3 anos e 80% das 4 e 5 anos.

Ensino Fundamental - Universalizar o atendimento de toda a clientela, no prazo de cinco anos a partir da data de aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), garantindo acesso e permanência de todas as crianças na escola. Além de reduzir em 50%, em cinco anos, as taxas de repetência e evasão, por meio de programas de aceleração da aprendizagem e de recuperação paralelo ao longo do curso, garantindo efetiva aprendizagem.

Ensino Médio – Formular e implementar, progressivamente, uma política de gestão de infra-estrutura física na educação básica pública, que em dez anos atendam 100% da demanda de ensino médio, em decorrência da universalização e regulamentação do fluxo de alunos no ensino fundamental.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385502/visualizar/