Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 17:43

    Imprimir


A Seleção Brasileira de judô começa, nesta terça-feira, a disputa do Pan-Americano, realizado em Ilha de Margarida, na Venezuela.

Além de servir de preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto, a competição é a última chance para alguns judocas garantirem vaga na Olimpíada.

O Brasil busca 5 lugares em Atenas, já que tem vaga assegurada em 9 das 14 categorias da Olimpíada. Participam do Pan cerca de 150 atletas de 21 países das Américas.

No masculino, Henrique Guimarães (meio-leve), Flávio Canto (meio-médio), Mário Sabino (meio-pesado) e Daniel Hernandes (pesado) já garantiram lugar nos Jogos.

Na categoria leve, Luiz Camilo e Leandro Guilheiro ainda não terminaram a disputa da seletiva. Guilheiro vence por 1 a 0, mas o combate está sub-júdice devido à adiamento da última luta, já que Camilo estava contundido.

O único que precisa assegurar vaga é Alexandre Lee, da ligeiro. Ele passou por Fúlvio Myiata na seletiva e agora tem que manter o quinto lugar do ranking pan-americano (que é o critério de classificação) para ir aos Jogos.

Já no feminino, Daniela Polzin (ligeiro) e Fabiane Hukuda (meio-leve) precisam de bons resultados no Pan da Venezuela para garantir presença na Grécia.

Polzin está em terceiro lugar do ranking e, se mantiver o posto, leva a vaga. Hukuda vai precisar ser campeã e ainda torcer para que Canadá ou Venezuela fiquem fora do pódio.

Priscila Marques (pesado) e Cristina Sebastião (médio) estão em situação mais complicada. Marques tem de ser campeã ou terminar na frente de Venezuela, México ou Canadá.

"Quero ganhar e não posso pensar em escolher adversárias", disse Marques.

A boa notícia é que a cubana Daima Beltran, medalha de bronze em Sydney-2000 e quinto lugar no último Mundial, não vai disputar o Pan da Venezuela.

A tarefa de Sebastião é ainda mais difícil, pois o Brasil está em sexto lugar no ranking da categoria. Ela necessita de um primeiro lugar e torcer por uma combinação de resultados.

Danielle Zangrando (leve), Vânia Ishii (meio-médio) e Edinanci Silva (meio-pesado) já estão classificadas para Atenas.

A competição ainda serve de experiência para judocas da equipe B. Érica Moraes e Leandro Cunha serão os substitutos de Vânia Ishii e Henrique Guimarães, lesionados, e estão ansiosos para lutar.

Guimarães está contundido na virilha esquerda, enquanto Ishii está com lesão no tornozelo esquerdo. "Estou muito motivado e quero agarrar essa chance. Será muito importante para mim voltar com uma medalha deste Pan", disse Cunha, de 23 anos.

"Num ano olímpico, a equipe B acaba tendo menos chance de participar de competições internacionais. Fiquei sabendo que iria lutar no Pan durante os treinos em São Paulo e foi uma ótima surpresa", afirmou Moraes




Fonte: L! SportPress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385512/visualizar/