Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 16:35
Por: Henry Falbo

    Imprimir


A distribuição de Gás Natural Veicular nos postos de combustíveis em Mato Grosso, deve acontecer ainda este ano, provavelmente com início em agosto. Funcionários do Immeq (Instituto Mato-Grossense de Metrologia e Qualidade Industrial), já se preparam para conceder registros para as oficinas que irão trabalhar na instalação do sistema GNV.

Durante toda a semana eles estão participando de um curso de especialização na sede do Instituto, com o técnico do Inmetro, Ademir Ribeiro. Também estão realizando visitas técnicas no NTGás (Nucleio de Tecnologia do Gás) na sede do Senai no Distrito Industrial e nos Organismos de Inspeção (OI), que são oficinas credenciadas que irão fazer a inspeção nos veículos convertidos a GNV.

O superintendente do Immeq, Jair Durigon e demais diretores do Instituto, mantiveram reunião com o presidente da MT Gás, José Carlos, onde foram apresentadas as estratégias e roteiro dos dutos. A MT Gás também mostrou as vantagens do gás veicular e a economia que o sistema proporcionará ao Estado.

Segundo Elaine Barros, Gerente Metrológica de Qualidade do Immeq, o empresário interessado em trabalhar com oficinas que converterão o veículo em sistema GNV, terá que fazer uma solicitação de concessão para registro da empresa junto ao Immeq, que deverá ser realizada aos moldes do Regulamento Técnico da Qualidade de número 33 - RTQ 33, que passarão por auditoria do Instituto para verificar a conformidade da oficina.

Após conversão do veículo pela oficina registrada, o condutor encaminhará o veículo para realizar inspeção veícular, a ser realizada pelos Organismos de Inspeção (OI), também credenciados junto ao Inmetro. Por uma questão de segurança aos proprietários de veículos são mais de 80 itens a serem cumpridos, entre eles a obrigatoriedade de ter um técnico responsável, registrado no CREA, a infraestrutura do local, aparelhagens e ferramentas.

Para evitar que oficinas de fundo de quintal operem com o sistema, cada veículo convertido terá um selo de conformidade expedido pelo Immeq/Inmetro, Este selo passará a fazer parte da documentação obrigatória do veículo, sujeito a multa e apreensão.




Fonte: Assessoria/Immeq

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385529/visualizar/