Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 16:06

    Imprimir


Cerca de cem índios de 28 etnias estão acampados no salão verde do Congresso Nacional, aguardando a confirmação de uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da demarcação de terras da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Eles participaram de uma sessão especial em homenagem ao Dia do Índio na Câmara dos Deputados, onde houve um debate sobre uma nova política indigenista brasileira.

Os índios só deixaram o plenário depois que parlamentares garantiram que tentarão viabilizar o encontro com o presidente Lula. Eles se dirigiram ao Salão Verde do Congresso, em frente ao plenário da Câmara, onde dançaram e entoaram cânticos tribais.

Os deputados Eduardo Valverde (PT-RO), Carlos Abicalil (PT-MT), Edson Duarte (PV-BA), Paulo Rocha (PT-PA) e Perpétua Almeida (PC do B-AC), disseram que irão ao Palácio do Planalto para tentar marcar uma audiência do presidente com os índios.

O índio Jecinaldo Sateré-Mawé, um dos líderes do grupo, cobrou uma decisão do governo quanto aos direitos indígenas. "Não queremos mais ser homenageados, queremos que Lula diga, com clareza, de que forma vai tratar a política indigenista", disse.

De acordo com ele os índios não vão "arredar o pé" de Brasília sem ter uma posição do governo , principalmente, sobre a questão da reserva em Roraima. "Ou o Governo fica do nosso lado ou fica do lado dos políticos corruptos de Roraima", declarou Sateré-Mawé. Até às 15h30 eles ainda ocupavam o Salão Verde da Câmara.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República ainda não há uma definição sobre o pedido de audiência com Lula.

Os conflitos em terras indígenas se agravaram neste mês, principalmente no Estado de Rondônia. Na última sexta-feira, foram encontrados 26 corpos de garimpeiros na terra indígena Roosevelt, em Espigão D'Oeste (534 km de Porto Velho), o que fez subir para 29 o número de mortos no conflito entre índios cinta-larga e garimpeiros ocorrido no dia 7 de abril na região.

Em comemoração do Dia do Índio, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, participa de uma solenidade, às 16h30, no auditório da Funai (Fundação Nacional do Índio), em que haverá a assinatura de protocolo de intenções com o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a realização do Censo Indígena e o lançamento do selo Orlando Villas Boas.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385535/visualizar/