Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 18 de Abril de 2004 às 19:12

    Imprimir


Uma equipe científica confirmou ontem a descoberta de vários novos grupos de langures de Delacour, primatas em risco de extinção, em um parque natural do noroeste do Vietnã. De acordo com o vice-presidente da Reserva Natural de Luong Pu, Le Luy Hoang, os especialistas consideram o animal, Trachypithecus delacouri, próprio da região norte do Vietnã, uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas de extinção.

A descoberta no parque da província de Thanh Hoa, cerca de 160 quilômetros ao sul de Hanói, foi feita por uma equipe formada por membros da Sociedade Zoológica de Frankfurt (Alemanha), do Departamento de Proteção Florestal vietnamita e da Fauna e Flora Internacional.

O langur de Delacour, conhecido no país asiático como "Vooc Mong Trang" ou langur de quadris brancos, só é encontrado, em estado natural, em uma cadeia montanhosa de pedra caliça do norte do Vietnã. Segundo comunicado da Fauna e Flora Internacional, o número de langures de Delacourregistrou uma queda de 50% em relação a última década. Estima-se que apenas 300 indivíduos da espécie estejam em liberdade.

Apesar de ter mostrado cautela, Tilo Nadler, diretor do Centro de Resgate de Primatas em Perigo, fundado pela Sociedade Zoológica de Frankfurt para a conservação do langur, considera que a descoberta reaviva as esperanças de recuperar os primatas. "Quase metade da população dos langures está gravemente ameaçada pela caça, que é, a curto prazo, o principal perigo para este primata. Além disso, a perda de seus habitats e a fragmentação dos grupos existentes fazem com que a espécie seja extremamente vulnerável à extinção", disse Nadler.

Os caçadores perseguem o langur a fim de abastecer os mercados asiáticos de comidas exóticas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385650/visualizar/