Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 18 de Abril de 2004 às 17:57

    Imprimir


Será realizada amanhã (19) uma audiência pública em comemoração ao Dia do Índio. O objetivo é discutir os direitos dos povos indígenas, será realizado na Câmara de Vereadores de Cuiabá. Saúde, educação, processo de demarcação e revisão de limites territoriais serão alguns dos temas abordados.

A vereadora Enelinda Scala (PT) requeriu a audiência a pedido do Conselho Indigenista Misssionário (Cimi), Museu Rondon da UFMT, Funai, Pastorais e outras organizações não-governamentais.

De acordo com Maristela Sousa Torres, coordenadora do Cimi, a reunião será uma oportunidade para divulgar os problemas enfrentados pelos índios e buscar apoio de toda a sociedade. "A nossa meta é elaborar uma proposta de política indigenista que consiga dar respostas aos principais problemas enfrentados pelos povos indígenas. Os índios precisam de terra para garantir a sobrevivência".

Mato Grosso tem aproximadamente 25 mil índios, de 36 etnias diferentes. Os maiores grupos indígenas são os xavantes e os kaiapós. A demarcação de terras continua sendo o principal ponto de pauta nas discussões sobre a problemática indígena, na opinião de Torres.

A coordenadora citou como exemplo, um grupo de 350 xavantes que está acampado em barracos de plásticos na BR-158, na região do Araguaia, esperando uma decisão da Justiça sobre posse de terra.

A audiência que faz parte da programação da "Semana dos Povos Indígenas/2004", terá início hoje e vai até o dia 23 de abril.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385659/visualizar/