Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 18 de Abril de 2004 às 09:56

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva integra a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo divulgada pela revista americana Time, junto com um grupo seleto de chefes de Estado e líderes como o Papa João Paulo II e Osama Bin Laden.

Além de Bush e de Lula, somente outros cinco chefes de Estado foram incluídos na lista: Vladimir Putin, presidente da Rússia; Kim Jong il, da Coréia do Norte; Hu Jintao, da China; Tayyip Erdogan, primeiro-ministro da Turquia, e Atal Bihari Vajpayee, primeiro-ministro da Índia.

Nenhum dos chefes de Estado dos países da Europa ocidental, como o britânico Tony Blair, foram incluídos na lista.

Lula, segundo a Time, é "o novo porta-voz do mundo em desenvolvimento".

Já Bush é um "apostador radical" que será julgado pela guerra no Iraque.

"O que sabemos é que esse homem despretencioso virou um apostador radical com o seu próprio destino e com o da humanidade", escreveu o colunista Andrew Sullivan sobre o presidente americano.

Sobre Bin Laden, o ex-assessor antiterrorismo da Casa Branca Richard Clarke disse que, mesmo morto, ele será um "mártir e servirá de inspiração para islâmicos radicais".

A revista incluiu na lista também a ex-chefe de Richard Clarke Condoleeza Rice.

"Ela poderá escolher seu cargo no gabinete em um segundo mandato de Bush, principalmente se os secretários de Defesa ou de Estado saírem". Colin Powell e Donald Rumsfeld, que ocupam os dois cargos, não entraram na lista dos 100.

Apenas quatro pessoas que haviam sido incluídas na lista das 100 pessoas mais influentes do século XX figuram nesta relação mais recente: o Papa, o ex-presidente da África do Sul Nélson Mandela, a apresentadora da TV americana Oprah Winfrey e o presidente da Microsoft, Bill Gates.

A lista com as pessoas mais influentes do século XX havia sido a última realizada pela revista cinco anos atrás.

Desta vez, um grupo de funcionários da Time passou quatro meses compilando a relação.

Os pesquisadores dividiram os 100 nomes em cinco categorias: Líderes e Revolucionários, da qual Lula faz parte, Criadores e Titãs, Cientistas e Pensadores, Heróis e Ícones, além de Artistas e outros nomes do mundo do entretenimento.

Outros nomes incluídos na relação são: John Galliano, estilista; Outkast, músicos americanos; JK Rowling, escritora; Nicole Kidman, atriz; Sean Penn, ator; Al-Jazira, emissora de TV árabe; Lee Scott, presidente da Walmart; Bill Gates, presidente da Microsoft; Rainha Raina da Jordânia; David Beckham, jogador de futebol; Mel Gibson, diretor cinematográfico e Jeffrey Sachs, economista.




Fonte: BBC BRASIL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385709/visualizar/