Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 13:58
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Rondonópolis, MT - O governador Blairo Maggi participou, na manha desta sexta-feira (16.04), do lançamento das obras da unidade fabril da Santana Textil do Brasil, em Rondonópolis (214 km ao sul de Cuiabá), que está sendo construída no anel viário do município, próximo à Vila Aurora. Com investimentos da ordem de R$ 170 milhões, a unidade vai gerar 5 mil empregos - 1 mil diretos e 4 mil indiretos.

A fábrica, que está sendo construída numa área de 75 mil metros quadrados, entra em pleno funcionamento em abril de 2007, vai produzir 3,5 milhões de metros de tecidos por mês. A perspectiva de faturamento é da ordem de R$ 280 milhões e a economia estimada é de 10% com a redução do transporte, por sua localização no Estado que lidera a produção nacional de algodão.

A vinda da empresa para Mato Grosso muda o perfil econômico do Estado ao agregar valor à produção da matéria-prima local produzindo tecidos. Na esteira da Santana, diversas empresas de confecções serão abertas, pois terá o produto à disposição com um custo menor ao reduzir despesas com transporte de outros Estados. "Resolvemos instalar a fábrica em Mato Grosso em função da proximidade com a matéria-prima e vamos abastecer o Centro-Oeste, o Sul do País e exportar para os países do Mercosul", informou o diretor financeiro da Santana Textil, Marcos José dos Santos.

Durante solenidade de lançamento das obras, o governador Blairo Maggi agradeceu aos diretores da empresa por instalar uma unidade no Estado e apostar no desenvolvimento de Mato Grosso. "Nós estamos recebendo uma empresa que vai mudar definitivamente a condição do emprego no Estado de Mato Grosso. Queremos que a economia de Mato Grosso seja diversificada e lavar progresso para todas as regiões do Estado", salientou o governador.

Maggi informou que o Estado deu todo apoio para a instalação da fábrica em Rondonópolis. "A Santana é uma engrenagem para uma série de outras coisas que vão acontecer em Rondonópolis e no Estado", disse o governador.

Além da Santana, Maggi informou que uma indústria de silo e secagem confirmou a instalação de uma unidade fabril no município de Lucas do Rio Verde. "Mato Grosso recebe fortes investimentos, principalmente para insumos para agricultura", citou ele.

"Nós estamos recebendo uma empresa com estrutura sócio-econômica moderna muito importante. Na esteira da Santana virão mais empresas de confecções", frisou o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clovés Vetoratto.

O presidente do Grupo Santana, Raimundo Delfino Filho, afirmou que optou pela instalação da fábrica em Mato Grosso por acreditar no potencial do Estado e sua localização estratégica para os principais centros comerciais do País. "Garanto que a indústria será modelo de indústria nesse Estado. Acreditamos nesse horizonte enorme que temos à nossa frente", afirmou, agradecendo o apoio do Estado para atrair a empresa.

MATÉRIA-PRIMA - Mato Grosso é responsável por 46% da produção de pluma e de 45% de caroço algodão produzido no País. A área plantada na safra 2004 é de 381.400 e a produção é de 1.361.600 toneladas. Em 2003, Mato Grosso exportou mais de 83 mil toneladas para 36 países onde se destacaram Argentina, Japão, Indonésia, China, Paquistão, Tailândia, Itália, Hong Kong e outros.

Pelo potencial, diversas indústrias de fiação, tecelagem e confecções estão sendo atraídas para instalarem seus parques fabris próximos aos fornecedores de matéria-prima. Além disso, o algodão de Mato Grosso já é reconhecido como um dos melhores do mundo.

Acompanharam o governador na solenidade de lançamentos das obras os secretários Clóves Vetoratto (Projetos Estratégicos), Terezinha Maggi (Emprego e Cidadania), Ana Carla Muniz (Educação), Homero Pereira (Desenvolvimento Rural), os prefeitos Percival Muniz (Rondonópolis), Otaviano Piveta (Lucas do Rio Verde), Gilberto Goelner, suplente de senador, o presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo Ribeiro Carvalho, secretários municipais e vereadores.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385912/visualizar/