Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 16 de Abril de 2004 às 09:41
Por: Márcio Mendes

    Imprimir


A sucessão eleitoral em Diamantino passa momento difíceis de definição, onde a colheita deverá definir muitos rumos nas composições de um provável candidato. Onde também vários nomes estão surgindo e devem aos poucos chegarem ao conhecimento do povo, além das pesquisas de opinião publica que devera ser divulgada e registrada até o fim do mês de abril. Nesta pesquisa já existirá condições de lançamento e apoio entre partidos.

Nesse contexto o PPS e PFL discutiram e chegaram a um maior número de entendimentos possíveis para disputar as eleições municipais. A idéia é tentar repetir no máximo possível de cidades a aliança que elegeu Blairo Maggi governador de Mato Grosso.

Neste período, partidos estão conversando de todas as formas. Não se deve estranhar a hipótese de uma aliança das mais impossíveis de se acreditar. Em Diamantino, o PFL possui 4 pré candidatos ao Palácio Parecis, onde será feita uma pesquisa para poder indicar o melhor candidato do partido em Diamantino. Walter Trabachin, Sérgio Gaino, Wilson Falcão e Darci Capistrano são os nomes dos prováveis pré-candidatos com chances eleitorais dentro do PFL.

No momento somente o PPS possui nome solidificado como certeza de candidatura onde o atual prefeito Chico Mendes é candidato nato do partido, os demais partidos estão em compasso de espera. O PMDB também está em “stand by”, aguardando os movimentos. Uma aliança PPS-PFL em Diamantino levaria o PMDB de Levi Pedrini para um entendimento com o PT reeditando em Diamantino a aliança nacional ou mesmo com o PSDB em uma aliança com Valdiney Teododo. No entanto, alas da sigla peemedebistas admitem desejo de lançar candidato próprio onde vai depender da vontade do ex-prefeito Levi Pedrini em ser o nome do PMDB.

O PSB Partido Socialista Brasileiro do deputado Eliene Lima, esta na geladeira e dever participar desta eleição somente como convidado a somar para ajudar a campanha do candidato do PPS, o nome mais expressivo do partido é do Agroempresario Noedir Marcondes, do atual secretario de Obras do Município Gelson Pinto. Um acordo levou o suplente de vereador Antônio Vasconcelos e Nelson Lenheiro a assumir a vaga deixada pelo vereador Gelson Pinto que foi para a secretaria de obras, desta forma o Partido está direcionado a um apoio obrigatório ao PPS.

O PL (Partido Liberal), tem compromisso formal e moral de apoiar a candidatura em Diamantino do PPS, mesmo possuindo condições de disputar a vaga no executivo com nomes de peso como da ex-primeira dama Gonçalina de Almeida e da agroempresária Marinez Cristofoli neste contexto deve apenas servir de apoio para o PPS.

O PT esta na geladeira desde que nasceu em Diamantino, na década de 80, o partido teve um pequeno crescimento eleitoral com a eleição da vereadora Rosa Neide, que pretendia uma maior atuação no parlamento. Atualmente o partido prefere a condição mais cômoda e a tendência é de também seguir apoiando de forma sistemática e irrestrita o candidato do PPS.

È dado como certa a participação do PP na aliança com o PPS, com a hipótese de a sigla vir ocupar cargos majoritários. Nesse caso, o PP trabalharia em Diamantino para tentar eleger um ou outro vereador.

Na composição da frentinha com cerca de 8 partidos o mais provável era a tendência de apoio ao prefeito Chico Mendes (PPS), porem os ventos viraram de lado e a maioria dos partidos da frentinha estão declarando apoio a Valdinei Teodoro do PSDB que ao todo já conta com mais de 5 partidos da frentinha e esta costurando outros como o PTB.

Valdiney Teodoro do PSDB tem ganhado adesão e força porém a maior dificuldade notadamente tem sido com relação a uma coligação com um bom nome para a vaga de vice prefeito, onde já foi ofertada para o PL indicar o nome da ex-primeira dama Gonçalina de Almeida.

A maior dificuldade do candidato do PPS em sua campanha estará no palanque caso se confirme os apoio do PP, PL, PFL,PSB.

A ultima cartada foi feita pelo PDT de Diamantino, onde parecia estar tudo certo para apoiar a candidatura do tucano Valdiney Teodoro, e que na ultima Terça feira em reunião do partido lançou o nome do cartorário Erival Capistrano como candidato a candidato do partido ao sucessão municipal.




Fonte: Redação Reporter News/Diamantino

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385956/visualizar/