Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 15 de Abril de 2004 às 15:35
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


Vai ter início o mais importante evento do calendário esportivo da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), nesta temporada. Com cerimônia marcada para esta sexta-feira (16.04), às 19h, no ginásio Municipal de Rosário Oeste, será dado início ao I Jogos Regionais Abertos de Mato Grosso. Onze equipes de sete municípios integram o torneio de vôlei da Região Médio Norte que, ainda neste domingo definirá os primeiros classificados para a fase final dos jogos, que acontecerá no mês de setembro, em Lucas do Rio Verde.

Ao contrário da edição dos Jogos Abertos realizados anteriormente, que só teve a fase estadual, a competição desta vez será regionalizada, com seis pólos. Mais de quatro mil atletas de 56 municípios de todo o Estado devem tomar parte da disputa em suas quatro modalidades (futsal, handebol, vôlei e basquete). A promoção é da Seel, em parceria com as federações envolvidas e prefeituras municipais.

Desde a quarta-feira (14.04) está tudo pronto, em Rosário Oeste, para a abertura da competição. Como parte das comemorações do aniversário da cidade e como primeira competição promovida pela Seel neste município, esta primeira etapa prevê uma cerimônia com desfile das delegações participantes, hasteamento dos pavilhões sob o som do Hino Nacional, palavra das autoridades e mais três jogos - um deles com a participação de time da casa -, válidos pela primeira rodada. A primeira rodada será definida nesta sexta-feira à tarde e a tabela será dirigida, respeitando critério de aproveitamento.

A primeira etapa dos jogos movimentará 11 equipes de Campo Novo do Parecis, Nobres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sapezal e Arenápolis, além de Rosário Oeste. O torneio de vôlei masculino contará com a presença dos times de Tangará, Campo Novo, Nobres, Nova Mutum, Rosário Oeste e Sapezal. Já o torneio feminino reunirá Tangará, Arenápolis, Campo Novo, Nobres e Rosário.

A solenidade deve contar com a presença do prefeito de Rosário Oeste, Zeno José Andrade Gonçalves, de representantes da Seel, Laércio de Arruda (chefe de gabinete), Claudemir Bernardi (assessor especial) e Carlos Fernandes (coordenador técnico). Também deverão estar presentes dirigentes da Federação Mato-grossense de Vôlei. O secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho vai estar em Rosário neste sábado (17.04).

Serão três dias de disputas. Os jogos prosseguem no sábado durante o dia todo - manhã, tarde e noite - e já na manhã deste domingo apontam os vencedores da região. As duas melhores equipes - campeão e vice - de cada naipe terão a vaga garantida na fase final dos Jogos Abertos. Em Lucas, estarão as 12 melhores equipes masculinas e 12 femininas de cada modalidade.

A etapa Médio Norte não terá apenas vôlei. Após uma pausa, os jogos deste pólo prosseguem com a micro-região de Nova Olímpia, com as disputas do futsal de 18 a 20 de junho. As finais do handebol e basquete serão em Tangará da Serra, de 25 a 27 de junho. Simultaneamente, prosseguem jogos nas cinco regiões, nos próximos meses.

A competição, de categoria adulta é restrita para atletas com residência no Estado há pelo menos três meses. A finalidade é promover o incentivo ao esporte, movimentar os atletas que já passaram da idade estudantil e ainda descobrir valores para o desporto mato-grossense. A Seel vai arcar com todas as despesas e organização dos Jogos Abertos.

"Acredito que vamos viver um momento importante para o esporte mato-grossense. Estes jogos foram criados com a finalidade de dar impulso à categoria adulta, tão carente de competições em nosso Estado. Além de estimular o esporte, a competição poderá revelar novos talentos para o desporto estadual, além de contribuir para canalizar os atletas revelados nas categorias de base e nos jogos de nível estudantil. Fiquei surpreendido com o interesse e a presença maciça dos municípios", afirmou o secretário de Esportes, Baiano Filho, que foi o idealizador dos Jogos Abertos, em 1996.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386002/visualizar/