Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 13:31
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Lideranças indígenas das nações Xavante e Bakairi pediram na manhã desta quarta-feira (14.04), em reunião com o superintendente de Assuntos Indígenas, Idevar José Sardinha, o apoio do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida dos índios nas aldeias. O cacique xavante Aniceto Tsudzawere relatou ao superintendente a necessidade de um veículo para ajudar no transporte de doentes e também de mantimentos e produção da lavoura. A distância da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, da Reserva São Marcos, até Barra do Garças, é de 180 quilômetros.

“São muitas entidades envolvidas com os índios, mas também tem muita conversa e pouca ajuda”, definiu o cacique Aniceto, que visitou Sardinha, um amigo de longa data, acompanhado do cacique da nação Bakairi Otávio Cureve. Os dois líderes indígenas conhecem o superintendente desde a década de 60 e aproveitaram a visita para agradeceu o apoio que Sardinha sempre dispensou aos índios na condição de indigenista.

O cacique Otávio, que veio até Cuiabá do filho Josué Apauaka, entregou a Sardinha um documento com algumas reivindicações voltadas ao desenvolvimento da agricultura na aldeia Aturua, localizada na região de Paranatinga, no antigo Posto Indígena Simões Lopes. Nesta aldeia Sardinha foi durante 10 anos chefe do posto da Funai. As primeiras experiências na agricultura datam da década de 80 quando Sardinha conseguiu um trator para a aldeia. Hoje eles plantam arroz, milho, mandioca, banana entre outras culturas.

Segundo o cacique Aniceto, para percorrer os 180 quilômetros que separam a Aldeia Nossa Senhora do Guadalupe de Barra do Garças, os índios precisam recorrer a uma carona na BR-070. Só que para chegar a pé até a rodovia, pouco antes do meio-dia, eles devem partir às três horas da madrugada da aldeia onde vivem 480 índios da nação Xavante. Em toda a Reserva, que tem seis aldeias, vivem aproximadamente 2,4 mil pessoas.

“Embora por dever constitucional a responsabilidade de apoiar os índios seja da União, os indígenas de Mato Grosso sabem que o governo do Estado vem fazendo todo o esforço para melhora a qualidade de vida nas aldeias”, disse Sardinha. Ele citou os programas que vem sendo implementados em parceria com prefeituras, entidades e produtores rurais para a compra de equipamentos, insumos e também ajuda através de técnicos, como já vem sendo feito em Sangradouro, Primavera do Leste e no Xingu. “Vamos encaminhar os pedidos para a Casa Civil. Em relação ao veículo, acredito que através da Secretaria de Administração um veículo usado pode ser obtido para repassar para a aldeia xavante”, afirmou o superintendente.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386112/visualizar/