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Politica Brasil
Quarta - 14 de Abril de 2004 às 11:35
Por: Aluizio de Azevedo

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Um dos grandes desafios do Governo do Estado de Mato Grosso é universalizar e qualificar o atendimento educacional especializado às pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEs). Diante deste desafio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o programa Escola Atrativa, está implantando o projeto de Igual pra Igual, que tem como objetivo integrar os portadores de necessidades especiais à sociedade comum.

Segundo explica a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, essa integração seria feita por intermédio de uma atenção pedagógica especial. "Vamos adequar toda a rede física das escolas estaduais, para que possam abrigar os alunos portadores de necessidades educacionais especiais", destaca.

Para realizar tal objetivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pretende construir nas escolas estaduais rampas, corredores de apoio e toda estrutura de adequação para os PNEs. "Em 2004 deveremos adequar 180 escolas, a meta é adequar todas as unidades até o fim do governo Blairo Maggi", salienta a secretária.

Além da adequação física, o projeto prevê também a capacitação de professores e profissionais de apoio, para o tratamento ideal a portadores de necessidades especiais; e a continuidade dos convênios mantidos com instituições filantrópicas.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Apenas na rede pública, existem 3.917 alunos com necessidades educacionais especiais. A maior parte deles apresentam problemas de surdez, cegueira, surdo-cegueira ou distúrbios acentuados de linguagem, além de superdotação. Essas deficiências geralmente causam problemas acentuados de aprendizagem ou limitações, dificuldades de comunicação e sinalização.

Para atender esta demanda, a Seduc conta com 180 escolas estaduais; 129 classes especiais em escolas públicas; 131 salas de recursos; e três escolas estaduais especializadas, que juntas atendem 4.184 alunos. Além disso, a Secretaria também mantém convênio com 66 instituições filantrópicas, que beneficiam 4.742, entre crianças e adolescentes.




Fonte: Redação/Secom - MT

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