Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 13 de Abril de 2004 às 12:30
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O comandante do CR-1 (Comando Regional 1), coronel João Batista Vanini, fez nesta terça-feira (13.04) um rápido balanço das ocorrências registradas no feriadão da Semana Santa na capital, pela Polícia Militar. Segundo o comandante, o final de semana apresentou índices abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado. No feriado da Semana Santa em 2003 foram registrados cinco homicídios enquanto que este ano, a PM registrou três homicídios nos bairros Altos da Serra, no CPA, Agrovila Palmeiras e Jardim Manduri, no Pascoal Ramos.

Ao avaliar o trabalho realizado pela PM durante o feriado, o coronel Vanini afirmou que de uma forma geral, os índices da violência na capital vem apresentando queda nos últimos meses. “Em 2003, por exemplo, no mês de março, foram registrados pela PM 21 homicídios em Cuiabá e Várzea Grande. Este ano, no mesmo período, registramos 13 homicídios e, em abril, o acumulado do mês também é mais baixo se levarmos em conta o mesmo período do ano passado. Até hoje (13.04), registramos 9 homicídios”, informou. Durante o feriado a PM apreendeu ainda 12 armas de fogo, sendo uma carabina calibre 12 e 1,5 quilo de pasta base no Residencial Coxipó.

Nos dois grandes eventos que marcaram as comemorações dos 285 da capital, o Desfile Cívico e o show com os cantores sertanejo, Zezé de Camargo e Luciano, reunindo um grande número de pessoas no Verdão, o CR-1, montou um esquema especial de policiamento. “Para esses dois eventos 350 homens foram escalados e, somente no Verdão, registramos uma ocorrência, o furto de veículo, prontamente recuperado pela ação rápida dos homens no local”, disse o coronel.

No total, cerca de 700 homens, que integram o efetivo das unidades do comando regional de Cuiabá, estiveram mobilizados em operações realizadas por toda a capital. Desse total, aproximadamente 300, foram alunos que estão na fase de conclusão do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP),

TENTATIVA DE FUGA – Novamente a ação rápida da PM impede fuga de oito detentos esta madrugada no Presídio Regional Pascoal Ramos. Por volta das 4h da manhã, os detentos que se encontravam em uma das celas do Raio 4, cerraram as grades da cela, cavaram um buraco por baixo dos alicerces da construção e alcançaram o pátio, próximo as obras de construção da ala que irá abrigar presos federais.

A movimentação foi percebida por agentes prisionais e policiais militares. Os policiais militares da guarda deram tiros para cima e os detentos retornaram a cela.

De acordo com o diretor do presídio, Dilton Matos de Freitas, os oito detentos foram transferidos para as celas de aço da unidade prisional onde já se encontram 27 presos de Mata Grande, Rondonópolis, transferidos para Cuiabá após a ultima rebelião, e presos do próprio Pascoal Ramos. Num outro setor das celas de ação encontram-se também 63 adolescentes, transferidos do Centro Sócio-Educativo (Complexo Pomeri), após a rebelião do último dia 15/04.

A guarda da Unidade Prisional Pascoal Ramos possui cerca de 40 homens, e 110 agentes prisionais trabalham dentro dos muros do presídio que tem capacidade para 350 presos e mais 128 vagas nos módulos de aço. Hoje, a população carcerária do presídio é de 600 presos.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386229/visualizar/