Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 10 de Abril de 2004 às 10:15

    Imprimir


Para conquistar o bicampeonato paranaense, o Coritiba terá que quebrar um tabu de 26 anos. A equipe não vence o Atlético- PR em decisões desde 1978. Nesse período, os dois times mais tradicionais do futebol do Paraná se encontraram quatro vezes em finais e os atleticanos levaram a melhor em todas elas: 83, 90, 98 e 2000.

Durante o jejum contra o arqui-rival, o Coritiba foi campeão estadual em cinco oportunidades contra adversários diferentes. Em 79, o time bateu o Colorado, em 86, o Pinheiros, em 89, o União Bandeirante, em 99, o Paraná, e em 2003, o Paranavaí.

Mesmo com o tabu, o Coritiba leva uma vantagem histórica sobre o Atlético-PR. O time alviverde tem 30 títulos estaduais contra 19 dos atleticanos.

Nesta temporada, o Atlético-PR, está invicto. Em 14 partidas, o time venceu 11 e empatou três. O meia Jadson e o atacante Washington são os principais destaques do time no campeonato. O primeiro é o grande responsável pela armação de jogadas, enquanto o outro prima pelo oportunismo (fez dez gols em dez jogos que disputou).

A velocidade e o ímpeto ofensivo são as principais armas atleticanas. O ágil trio Jadson, Fernandinho e Ilan se movimenta bastante, tendo Washington como ponto de referência na área.

O técnico Mário Sérgio se dá ao luxo de deixar no banco de reservas o atacante Dagoberto, principal jogador do time na temporada anterior. Recuperado de uma lesão no tornozelo, ele pode fazer a diferença entrando no decorrer das partidas finais.

A ofensividade é um dos pontos fortes, mas também tem seus efeitos colaterais. Às vezes o time parte com tudo para o ataque, principalmente jogando em casa, e deixa muitos espaços atrás. Isso se torna um problema ainda maior porque a defesa não é das mais confiáveis.

Os principais jogadores do Coritiba nas primeiras fases da competição foram o meia Luiz Carlos Capixaba e o atacante Luiz Mário. Porém, contusões os tiraram das últimas partidas. Recuperados, estarão de volta nos Atletibas decisivos.

O ponto forte da equipe é o ataque. Além de Luiz Mário, o setor conta com Tuta e Aristizábal. Os três foram os principais reforços contratados pelo clube para 2004.

Um jogador que pode desequilibrar nas finais é o lateral- esquerdo Adriano. Ele começou o ano em má fase, mas se recuperou e voltou a ser uma das principais opções de ataque do time.

A defesa, no entanto, ainda não transmite a segurança desejada pelo torcedor. Na lateral-direita, Jucemar é irregular. No miolo de zaga, Miranda e Reginaldo Nascimento às vezes batem cabeça.

Por ter feito melhor campanha, o Atlético-PR joga por dois resultados iguais. O primeiro jogo será neste sábado, às 18h, no estádio Couto Pereira. A partida de volta será no dia 18, às 16h, na Arena da Baixada.

História Coritiba e Atlético-PR já se enfrentaram 317 vezes. O time alviverde venceu 124 jogos, contra 100 da equipe rubro-negra. Houve 93 empates.

Dos 927 gols marcados, 489 foram do Coritiba e 438, do Atlético-PR.




Fonte: Redação/Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386543/visualizar/