Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Abril de 2004 às 13:02

    Imprimir


O número de padres católicos aumentou na América Latina, na Ásia e na África, mas caiu na Europa e na América do Norte, segundo dados divulgados hoje, terça-feira, pelo Vaticano.

No final de 2001, havia 439.850 sacerdotes católicos (incluindo bispos e diáconos) no mundo todo, frente aos 406.509 registrados em 1961, informou em entrevista coletiva o secretário do Ministério do Clero, monsenhor Csaba Ternyak.

Nas três últimas décadas foram criados 41 por cento das atuais paróquias, 216.736 no total. Mais de 212 mil delas são administradas diretamente por um sacerdote, segundo os dados.

A baixa no número de sacerdotes em alguns países ocidentais "não deve criar uma falsa impressão", disse Ternyak, já que está ligada "ao envelhecimento progressivo da população local, à preocupante diminuição de nascimentos e ao fenômeno cultural do aumento do secularismo" .

O secretário do Ministério do Clero ressaltou que, como contrapeso, no resto do mundo pode-se constatar o crescimento do clero, especialmente "nos continentes mais jovens, onde o crescimento da população ainda é significativo e onde a cultura é menos atingida pela crise religiosa".

Segundo Ternyak, durante o pontificado do Papa João Paulo II o número de seminaristas no mundo todo quase duplicou, passando de 63.882 para os atuais 112.982.

A estabilidade também é maior, acrescentou, dado que os seminaristas que abandonavam a vocação durante os estudos eram antes 9,09 por cento, enquanto agora representam 6,93 por cento do total.

O Vaticano revelou estes dados durante a apresentação da tradicional carta aos sacerdotes escrita pelo Papa João Paulo II por ocasião da Quinta-feira Santa, na qual pede que se ore para promover as vocações sacerdotais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386809/visualizar/