Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 13:14
Por: Nádia Andrade

    Imprimir


Segundo Ernesto Salas, chefe nacional de sanidade animal da Bolívia (Senasag), o programa inclui melhoria significativa no sistema sanitário regional, fortalecimento do serviço veterinário, compra de equipamentos de apoio, contratação e capacitação de pessoal, intensificação do programa de vacinação assistida e fiscalizada, maior controle de trânsito dos animais, divulgação das campanhas de vacinação - principalmente nas regiões indígenas e de comunidades carentes -, além do apoio dos países que fornecem vacinas contra febre aftosa, como Brasil e Argentina, pois a Bolívia não possui laboratório fabricante de vacinas.

"O Brasil coloca-se à disposição da Bolívia no que for necessário para que o país efetive o compromisso e as metas de seu plano de erradicação da febre aftosa", informa Emilio Salani, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne os laboratórios veterinários que atuam no Brasil. "A indústria veterinária brasileira, aliás, já doou vacina para a Bolívia e está pronta para colaborar novamente, pois a erradicação da febre aftosa em nosso país tem de envolver o controle das áreas fronteiriças".

"Daremos todo o apoio necessário para que a Bolívia avance efetivamente no combate à febre aftosa e, com isso, leve ao pecuarista perspectivas de melhoria do mercado de bovinos, cujos preços caíram cerca de 50% nos últimos cinco anos". A afirmação é de Antenor Nogueira, presidente da Comissão de Pecuária da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que participa da 31a Reunião Extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que aconteceu até o dia 02 de abril, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

Representantes bolivianos apresentaram o novo programa de erradicação da febre aftosa do país, que prevê a declaração da Bolívia como livre de febre aftosa com vacinação até 2007.




Fonte: Agrojornal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386998/visualizar/