Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 12:17
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O superintendente de Assuntos Indígenas do Estado, Idevar José Sardinha, recebeu nesta manhã de segunda-feira (05/04) um convite do senador Jonas Pinheiro para uma reunião especial da comissão formada por senadores, que trata a questão de terras indígenas no país, em Brasília, na próxima semana, para expor as dificuldades e as necessidades de Mato Grosso.

"Essa comissão foi criada para propor contornos definitivos, na demarcação de terras indígenas de Roraima, sendo ampliada a discussão para Mato Grosso do Sul e Santa Catarina; eu propus incluir Mato Grosso nessa comissão de estudos", informou o senador Jonas Pinheiro.

"A reunião com a comissão está marcada para a próxima terça-feira (13/04), e este contato é importante para explicarmos que o índio quer ter ‘voz’, não quer mais que o governo ou Ongs decidam por ele", disse Sardinha.

Segundo Sardinha, esta comissão também virá para Mato Grosso, posteriormente, discutir com as lideranças políticas os caminhos a serem seguidos. "Nós temos, por exemplo, os índios do cerrado que não conseguem mais viver da caça e pesca e querem fazer parte da agricultura, mas para que isso se torne realidade, precisamos mecanizar as aldeias", explicou Sardinha.

Segundo ele, a ida a Brasília e a vinda da comissão, estreitarão o vínculo entre o Legislativo e o Executivo, o que aumentará o trabalho para melhorar a vida do índio. "As pessoas acham que o índio é aquele que vive no Paraíso, com peninha na cabeça; a realidade é bem diferente e principalmente os deputados de Mato Grosso, tem de estar bem informados para legislar a favor desse povo", enfatizou Sardinha. Mato Grosso tem 38 etnias dividias em 67 áreas, que correspondem 17% da área total do Estado.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387017/visualizar/