Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 07:49

    Imprimir


O ministro da Agricultura , Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, promove reunião técnica em Brasília, entre a Comissão de Biossegurança e delegados federais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Su, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e da Paraíba para apresentar o plano de fiscalização e de rotulagem de produtos feitos a partir de organismos geneticamente modificados (OGMs).

A reunião acontece no auditório do térreo do edifício-sede e faz parte das ações do ministério para cumprir as normas da Instrução Normativa Interministerial nº 1 , publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União. O Ministério da Agricultura fiscalizará tanto as lavouras de soja como a rotulagem de alimentos registrados nas secretarias de Defesa Agropecuária e de Apoio Rural e Cooperativismo.

O trabalho do ministério e suas regionais deve ser intenso a partir de agora. Além de fiscalizar a rotulagem de produtos registrados, estações experimentais como a da Monsanto em Sorriso, os pontos de ingressos de alimentos importados e os laboratórios oficiais, também ficarão sob a mira da fiscalização; bebidas, alimentos de origem animal que contenham soja( hambúrgueres e salsicha) , as áreas de produção, armazenamento e transportes de sementes e grãos transgênicos . A classificação da soja para consumo humano, muito usado na culinária japonesa e natural também estão na mira dos fiscais. O comércio de rações e farelo estão incluídos. Ao todo o governo federal vai gastar R$ 3,4 milhões já liberados ao ministério para fazer o trabalho.

A Instrução Normativa nº 1 definiu que os alimentos e ingredientes alimentares que não contenham e que não sejam produzidos a partir de OGMs, poderão levar no rótulo a expressão “Livre de Transgênicos”, desde que existam produtos similares transgêncios no mercado brasileiro ou que seja comprovada a ausência de OGM. A nova regra determina ainda que o limite de OGM no produtos será verificado por métodos de amostragewm e de análise com base na quantidade de ácido desoxirribonucléico(DNA) ou de proteína resultante da modificação genética.




Fonte: Redação/24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387061/visualizar/