Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Abril de 2004 às 06:19
Por: Rosa Costa

    Imprimir


Brasília - O comando do PT reagiu ontem às críticas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado hoje no Estado. No artigo, Fernando Henrique ataca “a falta de um projeto de longo prazo para efetuar as mudanças que já estavam em curso nas políticas sociais e na máquina estatal”.

O ex-presidente também diz que “a sensação de mal-estar registrada pelo presidente (Lula) vem da inoperância gerencial e dos recuos na regulação de uma economia moderna de mercado”. O ex-presidente diz ainda que o Ministério da Fazenda “parece sitiado em seu bom senso”. Foi a crítica mais direta feita por Fernando Henrique ao governo Lula desde o seu início.

O presidente do PT, José Genoino, reagiu às críticas afirmando que Fernando Henrique está, na prática, assumindo o papel de líder da oposição ao governo. “Acho que Fernando Henrique deixou a postura de ex-presidente para assumir a de um dos líderes da oposição. Minha opinião é que a transição negociada acabou há muito tempo e foi bom que o PSDB tivesse tomado a iniciativa de começar as críticas”, disse.

Genoino atribuiu à “herança” do governo anterior as dificuldades enfrentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou o “êxito” do governo na macroeconomia do País e as iniciativas adotadas por Lula na retomada da construção civil, recuperação de estradas e no anúncio da política industrial que, acredita, ajudarão o País a recuperar índices de crescimento e a gerar empregos. “Ele (FHC) deveria falar do crescimento da dívida pública no governo dele. Acho que esse é o principal ponto da herança. O de que a dívida se multiplicou”, acusou. “Fernando Henrique deveria opinar sobre os momentos graves da crise cambial quando ele presidia o Brasil”, atacou.

Para o futuro líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), o ex-presidente “não tem direito nem autoridade para falar mal do governo Lula”. “Do jeito que ele entregou o País é claro que tinha conhecimento prévio das dificuldades e da tranqüilidade que teríamos de ter para superar essa fase que nós superamos”, alegou. O deputado disse que Fernando Henrique “está sendo precipitado, está se somando a uma onda de críticas momentâneas”. Professor Luizinho insistiu que Fernando Henrique Cardoso deveria saber que, com juros de 25% e a escalada inflacionária, a recuperação dessa retração levaria um tempo”. “Por isso é que a crítica é leviana”.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387099/visualizar/