Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 16 de Março de 2004 às 14:26
Por: Paula Muramtsu

    Imprimir


A partir desta quarta-feira (17.03), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) apresenta aos mato-grossenses a 1ª Exposição Internacional de Arte Popular em Mato Grosso. O evento consiste em um intercâmbio cultural entre as artes de Mato Grosso e da Coréia. A abertura oficial da exposição será às 19h, na Casa do Artesão, em Cuiabá. De 18 a 20 de março, as peças mato-grossenses e coreanas estarão em exposição no local.

As peças são de artistas profissionais, que doaram o trabalho para arrecadar fundos para o "Plano Cidadão" da Setec, Plano Estadual de Geração de Emprego e Renda de Combate à Fome. São cerca de 150 peças que foram doadas. As peças dos artistas mato-grossenses que estarão expostas em conjunto são daqueles que já expõem na Casa do Artesão.

Representando os artistas, nove coreanos vieram a Mato Grosso, sendo que sete deles são embaixadores da International Association Educator World Peace (IAEWP), entidade pertencente às Organizações das Nações Unidas (ONU). Eles desembarcaram em Cuiabá nesta terça-feira (16.03).

A visitação ao público estará aberta a partir do dia 18 de março, das 8h às 18h. No dia 18, terão diversas apresentações artísticas e culturais, como a apresentação do Grupo dos Mascarados de Poconé, o Grupo Projeção Folclórica do Bacuri, de Nossa Senhora do Livramento, desfile de peças artesanais, demonstração de artes marciais e a apresentação da cantora de MPB, Diana Nascimento Mendonça. Estão apresentações serão no Sesc Arsenal, em Cuiabá, das 19h às 22h.

Além de arrecadar fundos para o Plano Cidadão, a Setec também estará arrecadando alimentos não perecíveis durante a exposição. A doação não é obrigatória. E a Secretaria está incentivando a entrega voluntária de dois quilos de alimentos não perecíveis. A entrada para a exposição é gratuita.

A iniciativa de promover a exposição partiu do mestre Byung II Lee, do Instituto de Medicina Oriental, que já é parceiro da Setec na execução do curso de plantas medicinais e aromáticas. O mestre Lee foi quem fez o contato com os coreanos e também é embaixador da ONU.

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, os artistas aceitaram doar as peças à Setec em virtude do trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol do resgate da cidadania e no combate à fome. "Estamos fazendo um intercâmbio cultural riquíssimo. E todos os recursos arrecadados no leilão das peças serão revertidos para ações sociais".

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo é parceira no evento e organizou uma programação turística para os coreanos, que inclui visitas a pontos turísticos de Mato Grosso, como, por exemplo, o Pantanal e um city tour por Cuiabá.




Fonte: Assessoria/Setec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387279/visualizar/