Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 15 de Março de 2004 às 14:19

    Imprimir


Secretários municipais de Cultura, autoridades e representantes de vários segmentos do setor artístico regional participaram na ultima quinta-feira (11), na Associação Matogrossense dos Municípios – AMM, da inauguração do espaço físico do Núcleo de Cultura da entidade. A área de 47 metros quadrados abriga espaços para leitura, reuniões e é decorado com peças artesanais e cerâmica.

Durante a inauguração, o presidente da AMM, Ezequiel Ângelo Fonseca, disse que a criação do núcleo representa um marco na história da entidade, fundada há 20 anos. “A AMM pretende incentivar a produção cultural nos municípios mato-grossenses, através de ações que despertem a vocação cultural de cada cidade”, salientou Ezequiel.

O secretário de Estado de Cultura, Benedito Paulo de Campos, reconheceu a importância desse novo espaço para o fomento de ações culturais e artísticas nos municípios. “Trata-se de uma iniciativa inédita, idealizada pelo prefeito Ezequiel, que é um grande incentivador da cultura no seu município e agora também no estado”, assinalou, ressaltando que o Núcleo poderá contar com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Programação – A programação de inauguração se estendeu durante todo o dia, com a realização de palestras e mesa-redonda sobre gestão municipalista em cultura. Parte da programação foi realizada no Sesc Arsenal, onde os participantes realizaram um debate sobre “Cultura e Cidadania”. Na AMM, foi realizada uma mesa-redonda que contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Benedito Paulo de Campos, do secretário de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo, e da gestora cultural Eliana Bess. A jornalista Ana Cristina Moreira foi a mediadora. Os debates foram encerrados com a palestra do gestor cultural José Paulo Traven, que falou sobre as alternativas para captação de recursos financiadores de ações culturais.

A programação foi encerrada com o descerramento da placa e com a apresentação da Banda Municipal de Cuiabá e do grupo cultural de dança afro Ayoluwa.

Projetos – A coordenadora do Núcleo de Cultura da AMM, poetisa Luciene Carvalho, anunciou que uma exposição de artes plásticas mato-grossenses no salão negro do Senado Federal é um dos principais projetos para este ano. A exposição está sendo articulada com a senadora Serys Slhessarenko e está previamente agendada para o período de 13 a 23 de setembro. “Queremos mostrar para o Brasil a arte que produzimos em Mato Grosso”, afirmou Luciene, que coordena o Núcleo de Cultura da AMM desde maio de 2003.




Fonte: Departamento de Comunicação/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387326/visualizar/