Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 02 de Março de 2004 às 12:28
Por: Jamari França

    Imprimir


No começo de 1964 os Beatles já tinham dominado a Europa e se encontravam no final de uma temporada de 19 shows no Olympia de Paris, com Trini Lopez e Sylvie Vartan, quando receberam um telefonema da América: ''I wanna hold your hand'' estava em primeiro lugar no hit parade.

No dia cinco eles voltaram para a Inglaterra e, no dia sete partiram para Nova York, onde uma monstruosa campanha publicitária estava em marcha para recebê-los. Dois irmãos cineastas, Albert e David Maysles os esperavam com a incumbência de documentar a visita a convite da TV Granada britânica, que os convidou na bucha, quando faltavam duas horas para os Beatles chegarem.

A gravadora Capitol demorou a acordar para o potencial dos Beatles. Please please me, She loves you e From me to you foram lançados por pequenos selos e não aconteceram. A Capitol concordou em lançar I wanna hold your hand em janeiro de 64 sem acreditar muito, mas, antes do Natal, uma rádio de Washington começou a tocar a música, trazida num compacto da Inglaterra pela namorada de um DJ. Os jovens começaram a procurar o disco nas lojas e o assunto chegou na Capitol, que não reconheceu o que estava no seu nariz e começou a providenciar o envio de algumas centenas de cópias para Washington.

Aí, rádios de Chicago e St. Louis começaram a tocar a música, que receberam em fita de Washington. Logo, começaram os pedidos e a Capitol se dispôs a prensar 200 mil cópias. Só que a música se espalhou pelo país rapidamente e, em uma semana, todas as fábricas da Capitol estavam prensando 1 milhão de cópias do single. No dia primeiro de fevereiro, o single chegou ao primeiro lugar, vendendo 1,5 milhão de cópias. Os Beatles receberam a notícia em Paris e tomaram um porre monumental para comemorar. No dia seguinte, de ressaca, tiveram, que atender uma fila de jornalistas americanos interessados no fenômeno.

Eles estavam indo para a América de qualquer jeito para se apresentarem no show de Ed Sullivan, que uma vez desembarcou em Londres no momento em que os Beatles chegavam da Suécia com uma multidão de jovens recebendo-os em e contratou-os para seu show. O cachê foi de US$ 10 mil pelas três apresentações e a produção recebeu 50 mil pedidos de ingressos para o auditório que tinha 700 lugares.

Quando a Capitol finalmente abriu a carteira, foram feitos milhares de posters com a foto deles e a frase "Os Beatles vem aí" Uma fila de empresários se formou diante dos escritórios de representantes os Beatles na Quinta Avenida atrás de licenças para fazer produtos Beatles. Uma empresa chamada Reliant Shirt Corporation foi autorizada a fazer camisetas e colocou suas três fábricas trabalhando a toda para atender a encomendas de 1 milhão de unidades. Outras fábricas venderam 100 mil bonecos beatle e 35 mil perucas estavam sendo produzidas por dia. O Wall Street Journal estimou que os produtos com a chancela deles faturariam US$ 50 milhões em 1964.

A ingenuidade do empresário Brian Epstein fez com que ele e os Beatles perdessem a maior parte dessa fortuna, aceitando meros 10% pelas licenças.Os Beatles receberam um visto de trabalho de duas semanas com a observação de que poderiam trabalhar na América "desde que não se encontrem cidadãos americanos desempregados que possam desempenhar a mesma função." Aparentemente, não acharam ninguém e a América se entregou aos Beatles entre o dia 7 de fevereiro e o dia 22, quando partiram para Londres, onde os aguardavam as filmagens de seu primeiro filme, "A hard day's night", e a gravação da respectiva trilha sonora.




Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387566/visualizar/