Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Fevereiro de 2014 às 19:59

    Imprimir


O museu da Imagem e do Som (Misc) lança nesta terça-feira (18) a Exposição “Carnaval Cuiabano: das marchinhas aos cordões”. A mostra é uma homenagem às antigas marchinhas e aos mestres Inácio e Albertino, músicos que influenciaram o rasqueado cuiabano. O lançamento será às 19h e a entrada é gratuita.

As obras foram produzidas pelos artistas plásticos Regis Gomes e Benedito Filho. Além dos quadros, os visitantes também poderão conferir exposições de alegorias, como a fantasia do ex-Rei Momo Mário Sérgio.

De acordo com Benedito Filho, o tema carnavalesco das obras é uma representação do que foram os cordões cuiabanos de 1960 a 1970, trabalhos feitos através de pesquisas, informações, memórias e o prazer de imortalizar nestas obras a ideia do que foram os grandiosos cordões carnavalescos de Cuiabá. Nesse período reinavam as marchinhas, os sambas cadenciados e os frevos.

Entre as telas confeccionadas por ele, estão: O Cordão Estrela do Oriente, do Bairro Araés, presidido pela Tereza. O Cordão Marinheiros, do Bairro Cai-Cai, presidido pelo Chupa Palha, in memória e o Cordão Estrela ‘Dalva, do Bairro Areão, presidido pelo Nelcinho. Assim como Benedito, Régis Gomes é conhecido por utilizar a tinta acrílica e ilustrar em suas telas situações características do cotidiano cuiabano.

Lançamento

Durante a abertura vão ocorrer apresentações de baterias de blocos carnavalescos da Capital e presença do Mestre Manezinho do Cavaco e Simith. A exposição “Carnaval Cuiabano” poderá ser visitada até o dia 31 de março, das 8h às 18h, exceto nos finais de semana.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/389928/visualizar/