Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Domingo - 23 de Fevereiro de 2014 às 12:25

    Imprimir


Diversos corredores acima do peso tem como premissa: “se eu estou mais pesado preciso de um tênis com maior amortecimento”. Amenizar o impacto sobre o corpo durante a corrida é sim algo benéfico, mas eu gostaria de falar sobre alternativas, que não somente o tênis com grande amortecimento.

O impacto do corpo com o chão durante a corrida é de aproximadamente três vezes o peso corporal. Então, é correto assumir que quanto mais pesado o corredor maior será o impacto sobre suas articulações durante a corrida. O amortecedor dos tênis ameniza esse impacto, mas de forma menos eficiente que outro equipamento: suas próprias pernas.

Quando corremos com um tênis com muito amortecedor tendemos a bater o pé com mais força no chão, pois ele camufla a sensação do impacto e altera nossa pisada. Uma pesquisa publicada em 1997 na Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, mostrou algo similar: os estudiosos observaram que quanto mais macia a superfície maior era o impacto na aterrissagem sobre ela.

Já quando corremos com um calçado mais simples, sem amortecedor, vamos sentir o quão grande é o impacto sobre o corpo e automaticamente mudaremos nossa forma de pisar a fim e absorver esse choque. Os principais responsáveis por este trabalho são os músculos da panturrilha e do pé, que o desempenham de maneira mais eficiente do que um amortecedor de tênis.

Pronada, supinada ou normal? Saiba qual é a sua pisada e escolha o tênis

Para que suas próprias pernas absorvam bem o impacto é preciso treinar força e flexibilidade da panturrilha e desenvolver um padrão de aterrissagem com o mediopé (parte central do pé) ao invés da aterrissagem com o calcanhar.

Sendo assim os tênis minimalistas, que não tem amortecedores e simulam a corrida descalça, não são contra indicados para quem está acima do peso, porém para usá-los é preciso um período de preparação e adaptação com um profissional de corrida, para que a pisada seja realizada de maneira correta. Isso é muito importante! Não fazer um período de adaptação é sinônimo de lesão.






Fonte: Eu Atleta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/390030/visualizar/