Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 01 de Março de 2014 às 08:29

    Imprimir


MT tem várias opções de carnaval de rua para este ano, com shows e desfiles
MT tem várias opções de carnaval de rua para este ano, com shows e desfiles

O carnaval deve ser mais animado em pelo menos 2 cidades-pólos: Arenápolis e Barra do Garças. O Rdnews fez uma lista com as principais folias. A principal mudança, na última hora, foi em relação à Santo Antônio do Leverger. Inicialmente, o prefeito Valdir Ribeiro (PT) havia afirmado que a prefeitura não iria organizar nada na cidade. A comunidade reclamou, pois o município todos os anos apresenta uma das festas mais tradicionais da região. O prefeito conseguiu parcerias com a iniciativa privada e, então, a festa está acontecendo. Segundo João Afonso da Costa Ribeiro, chefe de gabinete, haverá o desfile dos blocos carnavalescos, o que mais atrai os foliões, e festas de rua.

Em Cuiabá, o carnaval será descentralizado. De sábado (1°) à terça (4), cinco bairros da Capital e do Distrito da Guia apresentam programação: Parque Cuiabá, Pedra 90, CPA II, Tijucal, a Praça da Mandioca e o Distrito. A expectativa da prefeitura é que cada evento receba 10 mil pessoas. Em todos os locais acontecem shows regionais, com estrutura de palco, som, luz, segurança e banheiros químicos. A folia será iniciada sempre a partir das 21h e este ano não terá matinês.

Segundo o secretário municipal de Cultura Alberto Machado, o diferencial em Cuiabá será a segurança. A entrada de menores não será permitida e os adolescentes com idade a partir de 15 anos só terão acesso se acompanhados dos pais ou responsáveis. Entre as medidas de reforço estão a instalação de tablados para melhor visualização dos policiais militares, fechamento dos bairros Tijucal e Pedra 90 com o trabalho de abordagem na entrada do evento. Também é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores e será feita a organização e fiscalização dos ambulantes para evitar tumultos. O Corpo de Bombeiros disponibiliza viaturas em pontos estratégicos com equipamentos para atendimento pré-hospitalar e prevenção de incêndios.

O prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (PPS) anunciou que a administração não fará o tradicional carnaval da cidade em 2014 por falta de recursos. De acordo com a assessoria de imprensa, o município apenas cedeu os espaços do Antigo Aeroporto e do estacionamento do Estádio Municipal Luthero Lopes para que a iniciativa privada realize as folias de carnaval.  

A festa em Arenápolis teria apenas um dia de entrada gratuita, mas segundo assessoria do evento, agora, o carnaval terá também um dia de matinê de graça, a terça. Serão quatro bandas divididas em cinco noites de festividades. Todos os anos Arenápolis recebe entre 20 e 25 mil pessoas, mas espera mais, pois a previsão do tempo não aponta chuva na região. Um ponto interessante do evento em Arenápolis é que todos os anos a prefeitura firma parcerias com entidades locais, a fim de doar o dinheiro arrecado com os ingressos. Neste ano, a beneficiada será a APAE.

Barra do Garças já começou a festividades. Ontem aconteceu a abertura, com a entrega da chave da cidade com o prefeito Beto Farias (PSD), o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. As noites terão bandas baianas conhecidas nacionalmente e serão gratuitas para a população. O gestor ainda comenta que a expectativa é de que não chova. “Ainda assim, colocamos tendas na avenida para a população se proteger um pouco no caso de chuva”, conta.

Chapada dos Guimarães continua com o tradicional desfile dos blocos. A prefeitura viabilizou equipamento de som e banda para tocar na praça central durante a manhã, já que os desfiles são apenas no período da tarde.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/390439/visualizar/