Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 20 de Março de 2014 às 20:28

    Imprimir


Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, pela Polícia Judiciária Civil em Chapada dos Guimarães (67km a Norte), nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20) durante a operação “Chapada segura”. Dentre os locais das buscas estava um ponto de consumo de drogas, onde dez usuários foram detidos e autuados em termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Do trabalho resultou ainda em uma prisão em flagrante por furto.

Os dez usuários foram detidos no Bairro São Sebastião, durante a ação que recebeu o apoio de uma equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE). Os autuados foram ainda nesta manhã encaminhados para audiência no Fórum da cidade.

Uma jovem de 19 anos foi abordada em posse de um aparelho celular e detida em flagrante após a vítima reconhecer o objeto e a mulher suspeita. Ela responderá pelo furto.

Menores nas ruas

Uma força-tarefa foi mobilizada em Chapada para orientar proprietários de bares e lanchonetes sobre a permanência de menores nos estabelecimentos no período noturno. A ação também faz parte da operação “Chapada Segura”.

As normas reguladoras são explicadas na Portaria Nº 01/2014, da Vara da Infância e Juventude que também prevê penalidades para os que não se submeterem. As abordagens foram realizadas de forma integrada por membros dos órgãos da Segurança, Justiça e Conselhos.

Na quarta-feira (19), os participantes saíram em caravana às 19h30, da Delegacia de Polícia e percorreram os bairros São Sebastião, Sol Nascente e Santa Cruz distribuindo cópias da portaria e o material do projeto De Bem com a Vida, da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Civil. Em cada estabelecimento comercial, o proprietário e os clientes ali presentes recebiam orientações do delegado Bruno Lima Barcellos, da promotora de Justiça, Nayara Roman Mariano Scolfaro, e da juíza de direito Silvia Renata Anfee Souza, sobre as regras da referida normativa.

O delegado Bruno Barcellos expôs a importância do trabalho, para coibir a permanência de menores em bares no período noturno, de acordo com a idade, horário e sem a presença de pais, conforme as regras definidas pela portaria. “Temos percebido que a presença de crianças e adolescentes desacompanhados nas ruas de Chapada até altas horas tem se tornado algo corriqueiro, como consequência, o envolvimento de menores com as drogas também tem aumentado,” destacou.

A juíza Sílvia Renata destacou casos de crianças com apenas sete anos que já são usuárias. “Elas estão iniciando nas drogas cada vez mais cedo,” lamentou. A promotora Nayara explicou que além do envolvimento com entorpecente, os menores também estão cada dia mais, praticando atos infracionais. “Diante desta situação preocupante, foi necessário unir forças com o máximo de parceiros para combater o problema”, declarou.

A Portaria nº 01/2014 restringe o horário de permanência de crianças e adolescentes em bares e lanchonetes, permitindo um pouco de flexibilidade para aqueles que estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis. O proprietário do bar que permitir a permanência de menores fora das normas estabelecidas poderá ser penalizado pelo crime de desobediência, com multa de três a vinte salários mínimos, e aos reincidentes, a multa será aplicada em dobro.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/391511/visualizar/