Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 30 de Março de 2014 às 09:21

    Imprimir


Fortaleza receberá a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento será realizado de 31 de março a 4 de abril e preparará 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das secretarias de Saúde do estado e de Fortaleza.

O curso é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da coordenação geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o governo alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. A abertura oficial da capacitação acontecerá na terça-feira (01.04), às 9 horas, no Marina Park Hotel (Av. Presidente Castelo Branco, 400 Praia de Iracema).

O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW. A GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A capacitação possibilita o intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras. O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo prático, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).

A realização dos workshops faz parte da estratégia do Ministério da Saúde em preparar o Brasil para desafios relacionados à realização de grandes eventos como o enfrentamento de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde, por ocasião da realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas Rio 2016 no país. Foram enviadas equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos que trabalharam nas cidades-sede do Mundial da Alemanha.





Fonte: Secretaria de Saúde (CE)/Ministério da Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392211/visualizar/