Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 30 de Março de 2014 às 10:29

    Imprimir


Cem gestores municipais de Minas Gerais aguardam esta sexta-feira (28) com ansiedade. A data marca a chegada de mais 119 equipamentos - 80 motoniveladoras e 39 caminhões-caçamba, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas, que contaram com investimento de R$ 59 milhões por parte do Governo Federal, serão entregues às prefeituras mineiras, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A ação assegura, a essas prefeituras, condições necessárias para garantir estradas de melhor qualidade para cerca de 215 mil habitantes da zona rural do estado. O objetivo é facilitar o trânsito de pessoas, bens e serviços, além do escoamento da produção.

Até o momento, foram entregues 1.740 máquinas no estado, sendo que cada município selecionado já possui ao menos uma retroescavadeira. Como Monte Alegre de Minas que já recebeu o equipamento e nesta doação e completa o conjunto com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. A localidade tem sua economia voltada para produção agropecuária e é formada principalmente por agricultores familiares.

“Temos uma malha muito grande de estradas vicinais, cerca de seis mil quilômetros. Como nossas máquinas estão muito velhas e ficam muito tempo em manutenção, só conseguimos atender cerca de 60% das demandas do município. A retroescavadeira que recebemos já adiantou bastante o trabalho. A expectativa é que com a chegada do caminhão e da motoniveladora, conseguimos chegar a todas as propriedades”, pontua o prefeito Rodrigo Alvim.

PAC no estado

Em Minas Gerais, das 853 localidades, 792 municípios foram selecionados pelo Programa do Governo Federal e recebem o conjunto de equipamentos com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. Destes, 134 estão localizados na região semiárida ou tiveram situação de emergência decretada, motivo pelo qual recebem reforço de um caminhão-pipa – todos entregues – e de uma pá carregadeira, para auxiliar a segurança hídrica destas localidades.

No total, serão aplicados quase R$ 740 milhões, para garantir a doação de 2.644 máquinas. Até o fim do primeiro semestre, todos os equipamentos terão sido entregues ao estado.





Fonte: MDA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392214/visualizar/