Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 30 de Março de 2014 às 12:17

    Imprimir


Obras de construção da Estação Porto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), têm previsão de início nesta terça-feira (1º). Com a finalização do processo de demolição da loja do Atacadão, na avenida XV de Novembro, realizada pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande assume as obras.

Por determinação do Ministério Público do Estado (MPE), a estação tem que estar pronta até o dia 20 de maio. Em janeiro, quando a demolição do Atacadão foi iniciada, a Secopa informou que o espaço estaria entregue para as obras de construção da estação Porto no final de fevereiro.

Porém, somente agora, a poucos dias do mês de abril, o local foi totalmente demolido. De acordo com a Secretaria, faltam apenas os trabalhos de retirada dos entulhos, o que deve ser encerrado no dia 31.

Entre os diferenciais da nova estação está seu funcionamento como integração entre o transporte coletivo e o VLT.No dia 21 de março, o promotor de Justiça, Gerson Barbosa, notificou o governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, em relação ao prazo dado pelo MPE sobre a entrega da Estação Porto do VLT.

Barbosa ressalta na notificação que a Secopa assegurou que com recursos e contratos públicos licitados, a conclusão da estação aconteceria antes do período de realização dos jogos da Copa, em junho.Para definir que a demolição do Atacadão ficaria sob responsabilidade do governo, uma audiência pública foi realizada em setembro de 2013, onde um parecer técnico apresentado pela Secopa apontava que a construção da estação não acarretaria riscos para a região.

Como resultado da audiência, um acordo firmado autorizou a venda da rua Tufik Affi e deu prosseguimento ao projeto.O início das obras da Estação Porto soma-se à construção da primeira estação de embarque e desembarque, em Várzea Grande.

Localizada em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a estação de 65 metros de comprimento é uma das 8 projetadas para Várzea Grande. As outras 25 estarão em 2 eixos de Cuiabá.





Fonte: o do

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392218/visualizar/