Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 03 de Abril de 2014 às 10:49

    Imprimir


PF / Divulgação
Polícia Federal apreendeu vários veículos usados pelo grupo
Polícia Federal apreendeu vários veículos usados pelo grupo

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação para combater o crime de tráfico internacional de drogas desde o início da manhã desta quinta-feira (3) em cidades do Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. A ação foi batizada de "Cavalo de Fogo" e cumprirá 72 mandados de prisão e 46 de busca e apreensão. Conforme a PF, a maior parte dos criminosos atuava nas regiões de fronteira.

Até as 11h, 29 suspeitos haviam sido presos. Os mandados foram cumpridos em Foz do Iguaçu, Guaíra, no oeste do Paraná,  Maringá, no norte, e no Espírito Santo. Outros 25 continuavam foragidos, cinco deles no Paraguai. Segundo o delegado federal Ricardo Cubas Cesar, os nomes serão incluídos na lista de procurados da Polícia Internacional (Interpol). Nesta manhã foram apreendidos também 23 carros, cinco motos e uma lancha.

A investigação é realizada desde 2012 e foi desencadeada após uma apreensão de drogas e armas na região de Maringá. Ao longo desse período, ainda de acordo com a PF,  84 pessoas foram presas e foram apreendidos 37 toneladas de maconha, 1,3 tonelada de cocaína, 560 kg de crack, além de três fuzis, 12 pistolas de uso restrito das Forças Armadas, 56 veículos e R$ 450 mil em espécie. Grande parte das drogas apreendidas veio do Paraguai, segundo a PF.

"Inicialmente pensamos se tratar de uma quadrilha especializada no contrabando de armas, mas depois vimos que se tratava de tráfico de entorpecentes. Uma das apreensões foi de 400 kg de cocaína aqui na região", comentou Cesar ao citar também a apreensão de mais de R$ 400 mil com um homem na rodoviária de Foz do Iguaçu que seria para o pagamento por drogas.

As drogas apreendidas, fornecidas por narcotraficantes paraguaios, ingressavam no país pelas regiões de fronteira por meio de embarcações, pelo Lago de Itaipu, em Foz, e tinham como destino os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. "As drogas eram encomendadas por pequenas células de traficantes e eram enviadas ao país em espécies de consórcios que formavam grandes carregamentos", explicou o delegado. "Durante as investigações, foram presos alguns caminhoneiros que faziam parte da logística destes grupos, além de fornecedores e destinatários."

As cidades paranaenses onde a operação está sendo realizada são Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Guaíra e Maringá. Em São Paulo, a ação ocorre na capital e em Limeira. Já no Espírito Santo, os policiais atuam em Vitória. Em Minas Gerais, a operação é realizada em Poços de Caldas.





Fonte: Do G1 PR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392523/visualizar/