Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Abril de 2014 às 19:18
Por: Junior Soares Martins

    Imprimir


A empresa de água e Esgoto da capital de Mato Grosso, a CAB Cuiabá, é a primeira entre  as 18 concessões de saneamento do Grupo Galvão a implantar o programa de inclusão educacional “Construindo o Saber”. O projeto tem como objetivo proporcionar ampliar o nível de escolaridade aos colaboradores da empresa, possibilitando melhores oportunidades no mercado de trabalho. A aula inaugural da primeira turma será nesta quinta-feira (03) e terá 35 alunos. O programa do Grupo Galvão foi criado em 2007, já contribuiu para a alfabetização de 224 colaboradores e outras turmas seguem em andamento.

O Construindo o Saber em Cuiabá será desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). A coordenadora de Recursos Humanos da concessionária, Mariana Thozo, explica que a CAB Cuiabá disponibiliza a infraestrutura, que é a sala de aula. Já o Sesi entra com a parte pedagógica – conteúdo, materiais e os professores que irão ministrar as aulas. Mariana destaca que o Construindo o Saber permite a conclusão do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um ano e meio, com certificação pelo Ministério da Educação.

“Com o Construindo o Saber os colaboradores da empresa poderão concluir o ensino médio na em período menor que na escola tradicional. Significa que os três anos do Ensino Médio serão compactados em um ano e meio. É uma modalidade educativa que tem como objetivo suprir ciclos não concluídos durante a idade considerada adequada. Dessa forma os adultos podem voltar ao processo educacional e completar os ciclos faltosos”, explica Mariana Thozo.

Crescimento profissional

O auxiliar de serviços gerais Carlos Cavanha de Souza, 57 anos, pai de quatro filhos e bisavô de um menino será um dos colaboradores-alunos que farão parte da primeira turma do projeto na CAB Cuiabá. Carlos conta que graças ao apoio da família conseguiu parar de beber e voltar aos estudos. Também diz que o ‘Construindo o Saber’ lhe ofertará oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

“Comecei a trabalhar com 13 anos. Era preciso para conseguir ter comida em casa. Era moço e acabei desistindo do estudo. Algum tempo depois tentei voltar, mas a bebida não deixou. Trabalhava o dia todo e depois preferia ir beber no bar. Mas já faz 14 anos que parei de beber. Nos últimos anos terminei o ensino fundamental pelo EJA. Agora vou tentar fazer o ensino médio na CAB. Acredito que o estudo permite ser uma pessoa mais harmoniosa, que convive melhor com os outros e ainda pode se beneficiar dentro da empresa”, conclui Carlos Cavanha.

Segundo a auxiliar operacional, Maria de Moraes, 26 anos, mãe de um filho de um ano e dois meses, o Construindo o Saber vai facilitar a educação ao colaborador e oferecer oportunidades de ganho profissional. “Faz alguns anos que parei de estudar. Depois de algum tempo tentei voltar, mas logo fiquei grávida e parei novamente. Acho que agora é o momento de tentar de novo. Tenho apoio da família e vou conseguir terminar o ensino médio. Isso vai me permitir fazer outros cursos depois, o que vai abrir novas oportunidades de trabalho”.

Galvão Cidadã

O Grupo Galvão investe na promoção de cidadania como forma de contribuir para o desenvolvimento das pessoas em sociedade, por meio de práticas de cidadania e sustentabilidade. As ações estão reunidas dentro do programa Galvão Cidadã e são ligadas aos pilares que o sustentam: Educação, Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades. O Construindo o Saber, integrado à Educação Corporativa, é a base do programa de desenvolvimento de pessoas que inclui também treinamentos técnicos e de ferramentas de gestão. Por  meio dele, mais de 200 colaboradores retomaram e concluíram o Ensino Fundamental e Médio nas obras do Grupo. Além do certificado de conclusão do MEC, o aluno colaborador também melhora a condição de vida, aumenta a autoconfiança e empregabilidade.

Grupo Galvão

O Grupo Galvão desenvolve serviços de infraestrutura por meio de seu portfólio de negócios, que engloba engenharia e construção, saneamento básico e óleo e gás. São três empresas controladas pela holding: a Galvão Engenharia, CAB ambiental e Galvão Óleo e Gás. 

A CAB ambiental foi criada em 2006 e atua como gestora de concessões e parcerias público-privadas no segmento de serviços públicos de água e esgoto. Atualmente a CAB Ambiental é responsável por 18 operações em cinco estados brasileiros, oferecendo, direta ou indiretamente, serviços a cerca de 6,5 milhões de pessoas.

A CAB Cuiabá é responsável pelo contrato de concessão do sistema de saneamento básico em Cuiabá, na capital mato-grossense. A concessionária entrou em operação em 18 de abril de 2012 e tem como metas prioritárias, conforme estabelecidas em contrato com o município, a regularização do abastecimento de água até 2015 e a extensão da coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade até 2022.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/392543/visualizar/