Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 08 de Outubro de 2012 às 17:58

    Imprimir


Todo dia 16 de novembro, é celebrado em todo o País o Dia Nacional dos Ostomizados, por determinação da Lei Federal 11.506/2007. Nesta data, o Ministério da Saúde realização ações específicas no intuito de fomentar a conscientização da população sobre os ostomizados e sobre a importância da participação da família e dos amigos na inclusão social e na qualidade de vida do ostomizado.

Com o intuito de fazer com que a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop desenvolva ações específicas abordando esse assunto, o 2ª secretária da Câmara de Vereadores, Fernando Assunção indicou ao Poder Executivo a necessidade de instituir a Semana Municipal do Ostomizado, a ser comemorada anualmente na semana do dia 16 de novembro.

“Por meio de palestras, informativos, programas específicos, é possível quebrar muros e construir pontes. Precisamos chamar a atenção da sociedade no sentido de haver participação efetiva na construção de políticas públicas voltadas para essa reintegração, melhorias na qualidade de vida dos ostomizados e capacitação específica dos profissionais na área da saúde, a exemplo dos enfermeiros estomaterapeutas”, explica o parlamentar.

Conforme anteprojeto de lei do vereador, durante a semana serão realizadas atividades no intuito de desenvolver junto aos ostomizados, seus familiares e profissionais especializados, condições que favoreçam a solução de problemas físicos, emocionais e sociais; conscientizar a população sobre o que é ostomia, por meio de campanha de divulgação;  respeitar a integridade e o direito das pessoas ostomizadas; proporcionar aos ostomizados o acesso aos materiais necessários para o tratamento e uso diários, a exemplo da bolsa coletora; oferecer um espaço semanal e disponibilização de profissionais especializados, para atividades de socialização e integração dos ostomizados e familiares; promover ações de incentivo ao ostomizado para sua integração e reintegração nas atividades da sociedade; fomentar o apoio e informação para o benefício da família, cuidadores e amigos, a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações que são necessárias para se alcançar um padrão de vida satisfatório com um ostoma; e inclusão de capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde, como também projetos educacionais e sociais específicos para este segmento da população.

“Podem ser realizadas campanhas educativas por meio de aulas expositivas e informativos, nas escolas públicas e particulares e em todos os bairros de nossa cidade, por meio dos clubes de mães, associações, pastorais e clube de serviços, com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a ostomia; afixação de cartazes em locais de grande acesso sobre a ostomia – tratamento e informações; e palestras orientativas para os ostomizados e seus familiares, com profissionais especializados: enfermeiros estomaterapeutas, nutricionistas, psicólogos, coloproctologistas e assistente social”, reforça.

Ainda, o anteprojeto determina que o Poder Executivo poderá compor uma comissão que se encarregará de organizar a programação referente à Semana Municipal do Ostomizado, comissão esta que pode ser composta por sete membros, sendo dois servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, um servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, um da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, dois portadores da ostomia e um membro de clube de serviços.

A ostomia é uma cirurgia que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior, chama-se estoma ou ostoma. “A pessoa submetida a cirurgia de ostomia vivencia muitas vezes sentimentos negativos, que vão desde revolta a depressão, variando de pessoa para pessoa. Sendo assim, é essencial que os profissionais da saúde estejam capacitados para assim melhor atender o ostomizado. É notório que a participação da família é essencial nesta reabilitação, mas não podemos deixar de lado a estrutura que precisamos, desde profissionais capacitados até adaptações em estruturas físicas”, lembra Assunção, justificando a necessidade social de instituir a semana no município.

SAÚDE

O vereador Fernando Assunção fez outras indicações cobrando melhorias para a saúde de Sinop, como, por exemplo, a criação do Pronto Atendimento Infantil (Pai). “Esse deve ser um centro de referência em pediatria, composto por equipe de médicos e técnicos que atendem as crianças de forma especial e humanizada, sem a correria típica de um pronto atendimento”, explica, reforçando que o Pai deverá ter o atendimento de especialidades como endocrinologia, otorrinolaringologia, cirurgias, ortopedia, pneumologia, fonoaudiologia, entre outras importantes.

Ainda, em outra indicação, o parlamentar sugere a construção de um Centro Especializado em Hemodiálise em Sinop e a aquisição de um veículo para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), visando o transporte dos pacientes que não possuem condições de deslocamento de suas residências ao Centro.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/39351/visualizar/