Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 02 de Maio de 2014 às 19:29

    Imprimir


Olhar Direto

Dois atletas campeões em épocas passadas foram coadjuvantes hoje, na cerimônia do tour da taça da copa em Cuiabá. Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial e Ruíter Jorge Carvalho, um dos mais importantes jogadores do futebol mato-grossense dos anos 70 não tiveram Brilho suficiente para desbancar um professor e educador físico aposentado. O evento não era uma disputa por reconhecimento, porém, Paulo Eduardo Nascimento (62 anos de idade) tornou-se o personagem principal do dia.

Tour da taça da Copa chega a Cuiabá e população comparece em alto número; veja fotos

Professor Paulinho (como é conhecido) foi apresentado como um “campeão anônimo”, mas por meio de sua simplicidade, rapidamente despertou a curiosidade geral. Paulo é um ex-atleta profissional de futebol que, durante 18 anos, dedicou a vida a garimpar estrelas do atletismo em bairros carentes e violentos de Cuiabá, ensinando, de forma direta, os valores do esporte a crianças pobres. Além de dar aulas de educação física em duas escolas, uma do estadual e outra municipal, o professor arrumava tempo para treinar crianças na Escolinha de Atletismo do Centro Esportivo Dom Aquino, contribuindo para a descoberta de muitos atletas.

Com o seu perfil disciplinador, o “campeão anônimo” fez de crianças humildes e sujeitas à violência grandes vencedoras, dentro e fora do Estado. Alguns de seus atletas têm títulos de Campeonatos Brasileiros de Atletismo, incluindo a principal prova da modalidade no Brasil, a São Silvestrinha - uma versão infantil da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada todo final de ano em São Paulo.

Durante o discurso, de forma serena, professor Paulinho destacou o esporte como a maior ferramenta para a educação. “Sempre trabalhei voluntariamente, com humildade. Não tenho palavras para descrever esse momento, faltam as expressões, só sei que é uma emoção ímpar, aguda”.

Finalizando a cerimonia de abertura do tour da taça da copa do mundo 2014 em Cuiabá, Paulo Eduardo Nascimento recebeu das mãos de Carlos Alberto Torres uma medalha simbólica por todos os serviços prestados ao estado. Visivelmente emocionado, professor Paulinho agradeceu a oportunidade de figurar como um representante da população mato-grossense no maior torneio de futebol do mundo. 





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/394392/visualizar/