Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 14 de Maio de 2014 às 19:16

    Imprimir


Campeã mundial em 1998, a seleção da França escolheu a cidade de Ribeirão Preto, a 320 quilômetros da capital paulista, como base para treinamentos durante a Copa do Mundo. Os franceses treinarão no Estádio Santa Cruz, do Botafogo de Ribeirão Preto. No município, a decisão foi comemorada, mas também motivou a elaboração de um plano especial na área de saúde. A principal preocupação é com uma possível reintrodução do vírus do sarampo – há quinze anos nenhum caso é registrado na cidade.

A precaução é justificada pelo fato de o vírus ainda circular na Europa, onde a vacinação não é obrigatória. “Procuramos identificar a população mais suscetível, quem não está protegido e quem pode estar adquirindo esse vírus”, explica a enfermeira Larissa Gerin, do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Taxistas, funcionários da rede hoteleira e de restaurantes foram orientados sobre cuidados e a necessidade de manter a vacinação atualizada. “As pessoas maiores de 15 anos são a nossa preocupação, porque não receberam a vacina quando criança”, explica Larissa.

Hospitais da rede pública e particular foram orientados a comunicar imediatamente à Vigilância Epidemiológica qualquer caso suspeito da doença. Uma cartilha com orientações sobre saúde também está sendo editada para orientar a população. O material terá orientações em português e francês.

Além do sarampo, há informações importantes para os turistas sobre o atendimento médico no município e dados sobre outras doenças, como a gripe, dengue e diarreia. Outra preocupação foi alertar os visitantes sobre os cuidados caso decidam fazer ecoturismo na região. “Como se vestir, os cuidados que tem que ter e, se sofrer algum acidente, onde procurar um serviço”, explica Ana Alice Castro e Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395014/visualizar/