Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 15 de Maio de 2014 às 20:08

    Imprimir


Com agrupamento organizado de entidades representativas dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, o Grupo Senadão de Participação Social volta ao cenário político discutindo estratégias para as eleições de 2014. Trata-se de uma mobilização com força-tarefa distintamente focada nos destinos políticos do Estado, mas também em dar concepção sólida às metas sociais que visam a qualidade de vida das comunidades mais humildes e na defesa intransigente dos interesses coletivos.

Liderados por Eder Moraes, fundador do Grupo Senadão-participação Social e ex-secretário de Fazenda, Casa Civil, Secopa, Articulação Institucional, Agecopa, MT Fomento possui perfil de defesa social. Ele é apontado como homem forte dos governos Blairo Maggi (2003-10) e Silval Barbosa (2010-14) e afirma "o Senadão representa garantia de que projetos discutidos pelos polos comunitários irão efetivamente se consolidar o processo eleitoral de 2014 passa por esse grupo”.

“Disse isso em todas as eleições que participamos e todos conhecem o resultado dos nossos trabalhos” , observou ele, para a reportagem do Olhar Direto.

Com dez anos de existência, o grupo se consolidou como diferencial nos processos eleitorais. O mais recente foi o crescimento eleitoral de Ludio Cabral, em 2012, quando o Senadão passou a conduzir os rumos da campanha, com Eder Moraes liderando diversas entidades de organizações e bases populares.

Esses representantes deram alicerces políticos fundamentais aos passos seguintes da mobilização pró Ludio. “Coletividade é a palavra de ordem do nosso grupo. Não pensamos de forma individual, mas sempre coletiva. Isso porque a aspiração do Grupo Senadão da Participação Social é marcar presença contínua em todas as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o futuro de Mato Grosso, buscando sempre inovação de gestão que possa gerar melhorias para futuras gerações”, argumentou Eder Moraes.

Senadão mobiliza entidades

Éder Moraes comemorou o sucesso da reunião que aconteceu no dia 14 e que oficializou o retorno do Grupo Senadão da Participação Social “ao trabalho de construção de uma nova Proposta compatível aos anseios de todos os seus integrantes e da população”.

Foram 68 entidades presentes de um total de 187 participantes, cada qual com capacidade de representar entidades de porte estrategicamente consolidado no Estado.

Exemplo disso são: União dos Feirantes, Sindicato das Feiras de Bairros de Cuiaba e Mato Grosso, Movimentos Comunitários, Sindicato dos Moto Fretistas de MT e Cuiabá, Sindicato das Empregadas Domésticas e similares de Mato Grosso, Federação de Empregados Domésticos, 167 representantes de Ligas Esportivas Amadoras de Futebol, 26 Associações rurais, Representantes da Juventude Estudantil, Federação dos Aposentados de MT, Grupo de Mães e Mulheres, PMDB Mulher de Várzea Grande, Grupo de idosos, Representantes das mais diversas denominações religiosas, segmentos de Agricultores e Psicultores, Aspropeixe, representantes do Futebol profissional, presidentes de clubes, Catadores de Lixo e tantos outros importantes segmentos.

Segundo Moraes, esse é um indício claro de que mudanças se fazem necessárias no âmbito legislativo,para que o povo não se sinta confinado e sem direitos de participar. E é pelo poder do voto, foi frisado pelos membros do Senadão, que as coisas podem efetivamente se encaixar na moldura de contemplação serena da sociedade. Éder foi enfático ao apontar que a união de forças sociais podem dar o tom da vitória e das mudanças pretendidas, inclusive nos resultados dos pleitos eleitorais.

Os componentes do Senadão foram unânimes em endossar as palavras do seu fundador, quando este afirmou que o Grupo defende, na verdade, os anseios coletivos e não individuais.

É com esse comportamento, que o Senadão tem pautado suas diretrizes de trabalho. O mais importante é estabelecer ações conjuntas e nitidamente sequenciais, para garantir a maioria daquilo que o povo entende como essencial no seu dia a dia. Confiança também é ponto taxativo dessa mobilização política do Senadão, que abre suas portas a qualquer questionamento público.

Moraes disse aos seus colegas do Senadão que o sentimento de frustração é o primeiro a se instalar quando alguém percebe ter sido enganado por grupos que têm interesse próprio. Alertou também para o assédio sobre as lideranças para que possam usá-las como degraus ou mesmo escudo para seus projetosindividuais .

Na reunião de retomada do trabalho do Grupo Senadão da Participação Social, foi colocada em pauta a agenda política que irá nortear asestratégias das eleições 2014 e a Agenda da Participação Social para estabelecer as instâncias do próximo governo. Éder pontuou que esse trabalho tende a se agigantar além da mais otimista projeção dos integrantes do grupo.

"Nessa primeira etapa de trabalho, convidamos estrategicamente 68 representantes de segmentos organizados. Mas, nas etapas seguintes, o agrupamento de lideranças será expressivamente ampliado. Posso assegurar que o Grupo Senadão da Participação social terá mais de 380 membros até o início do próximo pleito eleitoral", ponderou Moraes.

O Grupo Senadão-Participação Social contabiliza até agora devidamente cadastrados em em ritmo acelerado de trabalho social: duzentas e vinte (220) representantes do Futebol amador , sete (07) presidentes de clubes profissionais, seiscentos e vinte (620) lideres de torcidas, cento e oitenta e sete (187) representantes de entidades representativas de classe e associações, trinta e sete (37) lideres rurais , entre outros... "Como ignorar tal força política e com direcionamento seguro e prático? Essa condição já estabece um panorama estruturalmente sólido para que possamos empreender em nome daquilo que a maioria tem sinalizado. Estaremos falando assim pelo povo. Não por setores isolados da sociedade que passam ao largo do que o povo realmente quer e precisa".

Quando o Senadão virouo jogo a favor de Lúdio...

Recentemente, nas eleições de 2012, o Grupo Senadão se mobilizou de forma unida e determinada para conduzir o então candidato Lúdio Cabral (PT). Não era uma empreitada fácil, em face dos 3% que Lúdio conseguira contabilizar em várias pesquisas. Ou seja: o petista estava praticamente engessado num patamar que não assegurava nenhuma condição de vitória ou mesmo de ascensão nas pesquisas de opinião popular.

Somente a partir da entrada do Grupo Senadão em campo, capitaneado por Éder Moraes, a figura apagada de Lúdio começou efetivamente a decolar, para surpresa dos próprios partidários que não acreditavam numa reviravolta. Isso aconteceu em menos de 20 dias de mobilização do Senadão em prol da candidatura petista.

Éder recorda isso e pondera que o grupo teve atuação decisiva para a mudança do quadro eleitoral vigente, no primeiro e segundo turnos. "Lúdio obteve a marca surpreendente de mais de 140 mil votos, quando já se apostava no seu massacre nas urnas pelo concorrente. Provou-se, mais uma vez, a força do Senadão para proceder reviravoltas inusitadas num jogo político que parecia irreversível e a favor do outro lado", asseverou Moraes.

Grupo Senadão apoiou Maggi e Silval

Como coordenador do Grupo Senadão da Participação Social, Eder Moraes sempre destacou a atuação coletiva. Ele lembrou ainda que foi graças ao trabalho unificado desses segmentos que o então suplente de senador Blairo Maggi popularizou sua campanha e imprimiu uma das vitórias mais marcantes na história política de Mato Grosso, em seus dois mandatos. Esse mesmo grupo também foi responsável pela condução do então vice-governador Silval Barbosa à cadeira número um do Palácio Paiaguás , detonando com as expectativas de mandatário do candidato Mauro Mendes.

Éder afirma que o grupo é eclético, composto por representantes de vários partidos políticos e segmentos sociais. "Nós não fechamos a porta para ninguém, pelo contrário. É importante ouvir e discutirmos juntos tudo que for de interesse coletivo. Não importa para o Senadão as opções partidárias, religiosas ou outras. A meta é trabalharmos unidos e nos fortalecer para encorpar projetos maiores".

Isto significa, assegurou, que mais uma vez o Grupo Senadãoda Participação Social estará mobilizado para conduzir uma mesma orientação política à vitória. "Essa primeira reunião - disse Éder - é importante também nesse sentido. Que vocês comecem a ter tal visão. O futuro da política não vai acontecer, está acontecendo. E nós temos condições de que a nossa participação seja decisiva em qualquer processo que acaso venhamos a trilhar".





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/395091/visualizar/