Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 05 de Junho de 2014 às 21:14

    Imprimir


O programa Mato Grosso Criativo realiza, em parceria com o Departamento de História - Etruria - Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o "Ciclo de Oficinas de Patrimônio Imaterial em Mato Grosso". O evento teve início na quarta-feira (04) e segue até sábado (07), no auditório da UFMT (ICHS) e no Museu do Morro da Caixa d'Água Velha.

O objetivo da capacitação será ofertar conhecimento para os criativos que irão trabalhar com os turistas durante o evento da Copa do Mundo. As oficinas foram idealizadas pelas professoras dra. Thereza Martha Presotti com apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e Andrielly Leite - mestranda em História, que foi a proponente do Projeto de captação construído com a consultoria do Mato Grosso Criativo através da coordenações de Formação e Comunicação.

O apoio aos criativos mato-grossenses é a meta do escritório ligado a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. O patrimônio imaterial será abordado na dimensão indígena, pantaneiro e afro-mato-grossense visando sensibilizar, por meio do conhecimento das manifestações culturais do estado, os turistas atraídos pelo mundial de futebol. Com informações da assessoria.

Confira a programação:

04/06 – QUARTA - Auditório I – ICHS

13h30h-14h30 - Inscrições e Abertura

14h30h- 15h30 - Patrimônio Imaterial: conceitos, políticas de registro e salvaguarda e os bens registrados em MT (Profa. Ms Marina Duque Lacerda – IPHAN-MT)

15h30h-16h- Diversidade Cultural no Inventário e Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de MT (Profª Drª Thereza Martha Presotti – UFMT)

16h00-16h15- INTERVALO *

16h15h-17h30 -Patrimônio imaterial afro-mato-grossense: a Festança de Vila Bela: o chorado e o congo; manifestações em quilombos de MT (Profa Ms Silviane Ramos – SEJUD/MT -SUPPIR)

05/06 – QUINTA - Patrimônio Imaterial Indígena

13h30-14h30 – História e Patrimônio Imaterial Cultural Indígena em MT (Profª Drª Thereza Martha Presotti – UFMT)

14h30-16h- Âedy – Rede de Algodão das Mulheres e outros bens culturais dos Kura-Bakairi (Ms. Isabel Taukane - Kura-Bakairi, mestre em desenvolvimento sustentável (UnB); e estudantes indígenas convidados;

16h-16h15- INTERVALO

16h15h- 17h30- DVDs: Ritual Yaokwa (Registro no Livro das Celebrações) e Ritxòkò – Bonecas Karajá (Registro no Livro dos Ofícios e Modos de Fazer).

06/06- SEXTA- – Auditório I – ICHS

13h30-14h30 - Patrimônio Imaterial Pantaneiro – Oficio/Modo de Fazer a Viola de Cocho; as formas de expressão do siriri e cururu; a cerâmica de S. Gonçalo, o Falar Cuiabano, o Guaraná-Ralado, a rede do Limpo Grande e outros saberes e práticas de comunidades tradicionais ribeirinhas; (DVD- Viola de Cocho e outros

– Profa Dra Thereza Martha Presotti e artesãos convidados: Alexandre Paes de Oliveira (Artesão de Viola de Cocho); Teresinha Quilombola (Presidente da Federação de Siriri e Cururu de MT)

16h-16h15- INTERVALO

16h15-17h30 -Noções Básicas em Educação Patrimonial – Profa Andrielly Leite (PPGHist-UFMT); Profa Dra Thereza Martha Presotti (UFMT). Colaboradora: Profa Marciane de Souza

07/06- SÁBADO- Práticas de educação patrimonial

14h-17h -Visitas Guiadas na Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial no Museu do Morro da Caixa D’ Água Velha - Profa. Mestranda Andrielly Natharry Leite da Silva Oliveira (PPGHist-UFMT) - Profa Dra Thereza Martha Presotti – Depto de História- ETRURIA -UFMT

As vagas são limitadas, haverá certificado e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/396592/visualizar/