Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 06 de Junho de 2014 às 13:36

    Imprimir


Mil e seiscentos militares das Forças Armadas estão mobilizados para atuar oficialmente em Cuiabá a partir da próxima semana. O número do efetivo que está na cidade é o menor entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, já que a capital é vista como a mais segura dentro dos eixos de atuação estruturados pelo Ministério da Defesa. Além de escoltas, haverá monitoramento no Rio Cuiabá e no espaço aéreo.

De acordo com o General da 13º Brigada de Infantaria Motorizada, José Carlos Braga de Avellar, as demais cidades-sedes receberam um efetivo de 3 mil militares. “Isso aconteceu devido o histórico recente da cidade, que diferente das demais sedes, mostrou muita maturidade durante os protestos. Tudo ocorreu de forma pacífica, então o planejamento não foi além do que será necessário”, disse.

A 13º Brigada também é a responsável pela execução das ações de defesa durante a Copa, que começa na próxima quinta-feira (12). O Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), conta com militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de outros órgãos da segurança pública.

O CCDA atuará em 10 eixos que foram definidos pelo Ministério da Defesa, sendo eles: Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo, Proteção de Estruturas Estratégias, Defesa Marítima e Fluvial, Cooperação nas Fronteiras, Fiscalização de Explosivos, Segurança e Defesa Cibernética, Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, Prevenção e Combate ao Terrorismo e no Emprego de Helicópteros e Força de Contingência.

Ou seja, as ações das Forças Armadas só serão executadas caso haja alguma ocorrência relacionada aos eixos citados. Caso necessite da intervenção dos militares em outras ocorrências, o Governo do Estado precisará pedir autorização à Presidência da República.

Sobre a possibilidade de um ataque terrorista, por exemplo, o general explicou que as chances são remotas, tendo em vista que é uma prática distante da cultura brasileira. Porém, esse tipo de preparação se faz necessário por ser um protocolo da Fifa. “Grande parte dos turistas que vão estar no país durante a Copa convivem com essa prática, que é remota para nós. Porém, precisamos estar preparados para tudo”, ressaltou.

Ficou estabelecida a proibição de voos nas proximidades da Arena Pantanal. No Aeroporto os voos devem ser cessados até 3h antes das partidas. No Rio Cuiabá, está proibido o uso de embarcações em um eixo de 30 km, que corresponde à faixa que banha a cidade. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/396643/visualizar/