Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sábado - 07 de Junho de 2014 às 09:51

    Imprimir


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realiza neste sábado um teste dos planos de evacuação e de emergência médica do estádio do Maracanã, programados pela Fifa para os jogos da Copa do Mundo. Estão sendo avaliados os procedimentos e checada a integração dos planos de contigência de diversos órgãos das três esferas de governo para o torneio.

Um dos aspectos testados é a evacuação do estádio, onde acontecerão várias partidas, inclusive a final. Os agentes de segurança simularão que foi encontrado um artefato dentro de uma mochila suspeita no estádio e coordenarão a retirada do público. O tempo dessa ação será cronometrado.

Será feita também uma simulação de atendimento médico com o uso de helicóptero, para checar o tempo necessário para levar um atleta ferido do campo a um hospital de referência. Para isso, uma aeronave vai pousar na avenida Radial Oeste, que será interditada. Cerca de 500 pessoas participarão desse treinamento, entre elas bombeiros, policiais, homens da Defesa Civil, Guarda Municipal, voluntários e seguranças contratados pela Fifa. Aproximadamente 20 carros serão usados.

De acordo com o superintendente extraordinário para grandes eventos da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Wanius de Amorim, o protocolo de ação durante a Copa inclui a maneira de lidar com diferentes e potenciais ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. "É importante que os agentes de segurança que não tiverem experiência e equipamento adequado para atuar com explosivos não se aproximem de objetos estranhos que sejam encontrados, chamem pessoal especializado e retirem os torcedores da região", disse Wanius.

Para o coronel Wanius, a cultura do teste é fundamental. "Vamos poder observar se a equipe está apta para o efetivo alcance de tudo o que foi previsto nos diversos planejamentos de cunho estratégico, tático e operacional para a segurança, do ponto de vista dos espectadores, convidados e atletas", disse. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/396739/visualizar/