Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 13 de Junho de 2014 às 07:35

    Imprimir


Anselmo Carvalho Pinto
A interação entre as torcidas se intensificou nos últimos dias, com a chegada de mais turistas
A interação entre as torcidas se intensificou nos últimos dias, com a chegada de mais turistas

Esqueça qualquer grande evento que já tenha ocorrido em Cuiabá. Esqueça qualquer festa, qualquer celebração, qualquer aglomeração. Nada, absolutamente nada, se compara ao que se passará diante de seus olhos e ouvidos a partir da tarde de hoje.

Nunca antes, nem nunca mais depois, o cuiabano teve ou terá a oportunidade de interagir com povos tão distintos e de sentir atmosfera tão única como a proporcionada por uma Copa do Mundo, com suas cores, seus sons e sua ambiência.

Aproveite os dias de jogo. Saia cedo de casa, caminhe pelas ruas do Verdão, do Goiabeiras, do bairro Popular. Sim, dê preferência à caminhada. É um tormento andar por Cuiabá? Aposto que será um tanto menos nas tardes de jogos. Vá em grupo. Não tem grupo? Ponha a cabeça para fora da janela e logo encontrará o seu. Assim são as copas: um amontoado de gente doida para conhecer gente, às vezes até mais do que para ver seu time triunfar.

Use protetor solar. Leve água mineral. Deixe para trás o que for demais. Beba pouco - o álcool poderá lhe subtrair lembranças as quais você não gostaria de perder.

Interaja com chilenos, australianos, nigerianos, japoneses... Faça selfies ao lado deles. Se beber, brinde com eles. Se não beber, ofereça-lhes algo, como bom anfitrião que somos.

Tenha paciência com a festa alheia. Fora de casa, longe da vigilância da família, o ser humano tende a se soltar, a passar da conta. Tolere os seus gritos e os seus abraços na vitória. E, acima de tudo, respeite sua dor na derrota.

Troque lembranças, pins, flâmulas, camisetas, bandeiras. As recordações mais incríveis de uma Copa são sempre, claro, intangíveis, impossíveis de se tocar. Mas guardar um objeto – por menor que seja – será como conquistar o seu troféu particular, lembrança de um momento único, para se ter no armário, emoldurar na parede ou carregar consigo.

Curta a Arena Pantanal. Até ela, com todo seu arrojo arquitetônico, não será a mesma na Copa do Mundo. A Fifa sabe como ninguém decorar uma festa. Ok, é marketing, reconheçamos. Mas é tudo muito bem pensado, das cores de seus totens indicativos ao brilho de suas placas de publicidade. Uma dica: com a bola parada, observe o seu redor, veja o aglomerado de gente, note a alegria, o entusiasmo em cada rosto. Mas não perca de vista que o jogo é o mais importante.

Atenção aos sons do estádio. Você poderá até se incomodar com a trilha sonora exageradamente alta nos momentos que antecedem a partida. Mas certamente será arrebatado pelo hino da Fifa, uma música instrumental executada quando times entram em campo. E saiba que a, partir de hoje, sempre que voltar a ouvir essa música um filme com imagens marcantes passará pela sua mente. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/397020/visualizar/