Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 17 de Junho de 2014 às 09:37

    Imprimir


Depois da operação de trânsito que foi bem sucedida no primeiro jogo da Copa, segundo o Comitê Organizador Local (COL), o esquema viário está montado para a partida de estreia das seleções da Rússia e da Coréia do Sul, no complemento da primeira rodada do Mundial 2014. A partida está marcada para as 18 horas na Arena Pantanal. A partir do meio-dia, o trânsito começa a ser bloqueado no entorno da Arena e somente os veículos credenciados poderão trafegar na área restrita. Homens do Exército, das polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil, Federal e agentes de trânsito estarão nas ruas a partir desta manhã.


De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o balanço feito após o primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena Pantanal mostrou que o plano de mobilidade que será aplicado durante todos os jogos foi um sucesso. Os torcedores que se deslocaram até a Arena, não tiveram nenhuma dificuldade em chegar ao local.



Embora a Secopa afirme que a operação de 'ida' dos torcedores que utilizaram transporte coletivo tenha sido um sucesso, o mesmo não se pode afirma da 'volta'. Muitas pessoas que dependem de ônibus reclamaram que ao final do jogo entre Chile e Austrália, não havia transporte no entorno da Arena. Alguns torcedores dizem ter caminhado por quilômetros para tomar condução.

Segundo a Secopa, além das linhas especiais de transporte público, outro fator que facilitou o acesso do torcedor a Arena Pantanal foi a instalação de placas para a sinalização viária temporária da Copa, antes do início do Mundial. Essas placas estão colocadas em pontos estratégicos da cidade, levam a logomarca oficial da Copa do Mundo no Brasil, e são divididas em três diferentes tipos:

Portões - Ao contrário do que ocorreu no primeiro jogo do Mundial, os portões da Arena Pantanal serão abertos hoje quatro horas antes da partida entre Rússia e Coréia do Sul, assim sendo, às 14h. Na sexta-feira, quando Chile e Austrália se enfrentaram, a abertura aconteceu três horas antes. Além desta medida, os dois telões da Arena Pantanal vão transmitir ao vivo o jogo entre Brasil e México, que começa às 15 horas.

Linhas de ônibus: estas placas indicam o itinerário das linhas especiais de ônibus que atenderão ao público nos dias de jogos, mostrando datas e horários em que o transporte especial estará disponível; Fan Walk: estas placas sinalizarão pontos estratégicos no entorno da Arena Pantanal, como áreas para estacionamento, de táxis e embarque/desembarque das linhas especiais de ônibus nas proximidades do estádio; Orientação de destino: as placas indicarão os principais destinos da Copa em Cuiabá, mostrando o caminho Aeroporto/Arena Pantanal, Aeroporto/Fan Fest, e vice-versa.

Toda a sinalização viária de Cuiabá é temporária e, portanto, as placas serão retiradas com o fim do Mundial, a partir do dia 12 julho.

Mobilidade urbana - A liberação na semana passada das avenidas João Ponce e FEB (Várzea Grande) e ainda das sete obras de mobilidade urbana, incluindo algumas que estão inacabadas como as trincheiras do Zero Quilômetro (sem acabamento na rotatória), Santa Isabel (precisando de retoques) e Santa Rosa (ainda com a grande pista inferior em construção), dinamizou o trânsito no eixo Cuiabá-Várzea Grande, melhorando muito a locomoção dos turistas pela capital, especialmente aqueles que desembarcaram no aeroporto Marechal Rondon.

Com a interrupção parcial das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) As vias - notadamente as avenidas do CPA, Prainha, FEB e João Ponce - oferecem mais rapidez e dinâmica. Também facilitou o tráfego a liberação das rotatórias do viaduto da UFMT e do Círculo Militar. Na primeira semana da Copa do Mundo em Cuiabá, o trânsito teve um bom fluxo e não houve reclamações por parte dos turistas em suas entrevistas à imprensa.

A experiência com o jogo entre Rússia e Coréia do Sul parece ser diferente. Não houve uma 'invasão' na capital como fizeram os chilenos e a expectativa é de um público menor que o registrado no primeiro jogo da Copa na Arena (mais de 40 mil pagantes). Assim, é esperado um fluxo menor no trânsito nesta terça-feira.





Fonte: Olhar Copa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/397261/visualizar/