Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Terça - 17 de Junho de 2014 às 10:56

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá irá disponibilizar pelo menos 319 ônibus para atender os torcedores que quiserem ter acesso à Arena Pantanal na tarde de terça-feira (17), a fim de assistir à partida entre Rússia e Coreia do Sul, a partir das 18h (horário local).

Destes, pelo menos 20 farão o trajeto direto do Fan Fest, localizado no Parque de Exposições da Acrimat, até o estádio, a partir das 14h. O reforço na linha foi feito a fim de atender aos torcedores que quiserem assistir ao jogo do Brasil x México no local e, em seguida, ir para a Arena Pantanal.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Antenor Figueiredo, a medida é uma das três mudanças implantadas pela prefeitura para diluir os transtornos enfrentados pelos turistas durante o primeiro jogo em Cuiabá, entre Chile e Austrália, na última sexta-feira (13).

"Teve muito turista que se perdeu na cidade no primeiro. Teve chileno, por exemplo, que queria ir para a Arena Pantanal e foi parar no Centro de Eventos do Pantanal" “Não houve falta de ônibus no primeiro jogo. Sobraram 15 ônibus, até. Mas agora, como serão dois jogos, do Brasil e na Arena [Pantanal], vamos ter que dar suporte aos dois e vamos aumentar o numero de linhas. Sempre que for necessário, iremos aumentar o numero de veículos”, disse o secretário, assegurando que outros 37 carros ficarão de reserva, caso precisem ser utilizados.

A outra mudança significativa – principalmente para quem mora no entorno do estádio e dentro da Zona de Restrição Veicular (ZRV) imposta pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) – é de que a interdição do entorno começará mais cedo amanhã, a partir das 7h e não mais às 12h, como era feito anteriormente.

Ao todo, 170 agentes de trânsito irão atuar no perímetro da Zona de Restrição Veicular, que compreende as avenidas Miguel Sutil, São Sebastião, Agrícola Paes de Barros e Rua Jornalista Alves de Oliveira.

Segundo o diretor de Trânsito, Michel Diniz, os bloqueios pela manhã ocorrerão na Avenida Ranulfo Paes de Barros, Rua Traçaia, Rua Oir de Castilho e Avenida Agrícola Paes de Barros, no trecho da Avenida Miguel Sutil até a Avenida São Sebastião.

“A partir das 12 horas será feito o bloqueio total, que compreende as Avenidas Miguel Sutil, Senador Metelo, Jornalista Alves de Oliveira e São Sebastião. Nesse momento, nem moradores poderão circular pela área, somente aqueles que estiverem indo para casa, onde deverão recolher seus carros”, disse Diniz.

A proibição da circulação de carros no perímetro da ZRV irá durar até às 22h, segundo a SMTU.

"Os moradores deveriam colaborar, mas continuaram insistindo – principalmente aqueles que moram próximo à bilheteria – em deixar seus carros estacionados no entorno do estádio. Faltou compreensão da população" O horário de restrição precisou ser alterado, conforme o secretário da pasta, como reflexo à “falta de compreensão da população”, que estacionou seus carros na zona proibida antes do fechamento das ruas, sem retirá-los no horário previsto.

“Os moradores deveriam colaborar, mas continuaram insistindo – principalmente aqueles que moram próximo à bilheteria – em deixar seus carros estacionados no entorno do estádio. Faltou compreensão da população. Os carros, como já explicado a eles anteriormente, devem ficar estacionados dentro de suas garagens, não fora”, afirmou.

Aqueles que insistirem em deixar seus carros estacionados na ZRV poderá ter o carro guinchado, assim como ocorreu durante o primeiro jogo quando, segundo o secretário, 35 veículos foram removidos – número que não aumentou por falta de caminhões de guincho disponíveis para realizar a tarefa.

Falta de informação

A principal reclamação dos turistas durante o primeiro jogo foi de falta de informação sobre onde pegar e quais as linhas que atendem a cada trajeto, problema essa reconhecido por Antenor.

“Teve muito turista que se perdeu na cidade no primeiro. Teve chileno, por exemplo, que queria ir para a Arena Pantanal e foi parar no Centro de Eventos do Pantanal”, disse.

Afirmando que a falta de informação não é uma falha da SMTU – por se tratar de uma atribuição da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) –, o secretário afirmou que a prefeitura irá disponibilizar microônibus para “recolher os turistas perdidos pela Capital”.

“Eles são fáceis de identificar e teremos agentes bilíngues dentro dos ônibus que os buscarão e os levarão para um lugar mais próximo do estádio ou para uma estação provisória, onde ele possa se deslocar para qualquer lugar de Cuiabá”, disse.

"A SMTU estará dando assistência com um ônibus ou mais só para atender aos idosos" Uso do transporte coletivo

Para evitar a saturação das ruas e avenidas da cidade, o Município orienta os torcedores – tanto moradores locais quanto turistas – a fazerem uso do transporte coletivo.

De acordo com Antenor, mesmo aqueles que estiverem no Fan Fest poderão chegar na Arena Pantanal em até 10 minutos usando as linhas especiais, cuja passagem custa o mesmo que a tarifa vigente, R$ 2,80.

“Dá tempo de chegar e assistir ao jogo. Se quiser, pode sair 15 minutos antes da partida do Brasil acabar para se garantir. Os ônibus levarão até a estação provisória localizada no encontro da Avenida Oito de Abril com a Avenida Senador Metello”, disse.

Segundo o secretário, já havia disponível veículos do programa Busscar para fazer a locomoção dos portadores de necessidades especiais que quisessem deixar seu carro estacionado próximo ao estacionamento da Fifa, na região do Círculo Militar.

Agora, além dos PNEs, os idosos que estacionarem seus carros no Círculo Militar também deverão contar com um transporte especial para chegar ao estádio.

“A SMTU estará dando assistência com um ônibus ou mais só para atender aos idosos”, disse.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/397266/visualizar/