Dois eletricistas de uma empresa de energia elétrica foram presos após cobrarem por um serviço prestado a uma dona de casa, na noite desta quarta-feira (3) em Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. A própria moradora denunciou a dupla à Polícia Civil após os suspeitos pedirem dinheiro para fazer correções no sistema de energia da casa.
Conforme a Polícia Civil, na terça-feira (2) a dona de casa Matilde Creim pediu serviços da Cemat para que a energia elétrica da casa fosse ligada. Ela e a família possuem três casas em um mesmo terreno e a dona de casa instalou um padrão de energia para cada uma das casas e desejava ligar a energia do poste em um dos padrões.
Dois funcionários da empresa foram enviados até a casa para atender a solicitação, no entanto, não aprovaram as instalações dos padrões, disseram que teriam que fazer alterações e cobraram dinheiro. “Um deles falou: "Se me der R$500 eu ligo [a energia]. Eu falei que não tinha dinheiro e daí ele disse "Então pode ser R$ 200". Eu combinei que iria retirar dinheiro do meu limite do banco pra pagar porque eu precisava da luz”, relatou a dona de casa.
Matilde diz que ficou indignada com a situação e resolveu denunciar a dupla para a Polícia Civil de Sorriso. Os investigadores ainda gravaram a ligação entre a dona de casa e um dos suspeitos, que diz que ninguém poderia saber que ele estaria recebendo o dinheiro.
A dona de casa combinou a entrega do valor na quarta-feira. A dupla voltou na residência para fazer o serviço e em seguida foi presa em flagrante pelos investigadores da polícia. “Não seria a primeira nem a última vítima a cair nisso. As pessoas que sofreram esses abusos podem vir até a delegacia e denunciar”, explicou Tiago Damasceno, delegado responsável pelo caso.
A Polícia Civil acredita que outros funcionários possam estar envolvidos nesse esquema. A dupla deve ser indiciada por corrupção passiva.
Outro lado
Ao G1, a Cemat informou que a empresa repudia totalmente a atitude dos funcionários. A unidade ainda explicou que os suspeitos são de uma empresa terceirizada de Sorriso, contratada pela Cemat, e que a cobrança não faz parte do procedimento padrão do grupo.
A concessionária de energia assegurou que dará total apoio às investigações da polícia e alertou que os serviços prestados pela companhia aos moradores, mesmo os que possuam taxas, são cobrados juntos com a fatura de pagamento de energia do cliente. A taxa é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ainda conforme a empresa, todo tipo de irregularidade ou procedimentos suspeitos que os moradores percebam devem ser denunciados pelo telefone 0800-6464196.
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