Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Julho de 2014 às 10:41

    Imprimir


Marcy Monteiro/G1 MT
Fórum da capital é um dos que mais acumulam ações
Fórum da capital é um dos que mais acumulam ações

Quase 40 mil processos estão parados em Mato Grosso nas 79 comarcas do estado, conforme auditoria do Tribunal de Justiça (TJMT). O levantamento aponta que as ações estão estagnadas há mais de 100 dias e, por conta disso, os juízes foram notificados pela Corregedoria-Geral do Tribunal para que deem andamento nos processos no prazo de 15 dias. Caso ocorra descumprimento, segundo o Poder Judiciário, os magistrados poderão responder procedimentos administrativos.

Dados da auditoria de gestão da primeira instância revelam que 38.243 mil processos estão acumulados e grande parte é da área de execução fiscal. O acompanhamento é online e por diversos auditores. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado, desde o início da atual gestão 296 mil processos já foram notificados, sendo que desse total, 243 notificações foram respondidas e os processos impulsionados.

Para tentar diminuir o acúmulo de processos judiciais parados, o Tribunal de Justiça estuda uma forma de resolver o problema, acarretado pela falta de juízes e servidores. O presidente do TJMT, Orlando Perri, já havia declarado à reportagem do G1 que muitas ações de primeira instância estão paradas porque a quantidade de magistrados não é suficiente. Também apontou a falta de servidores no Poder Judiciário.

Dessa forma, segundo ele, a gestão tem como prioridade estruturar melhor as varas e as comarcas para acabar com o “estoque” de processos nas prateleiras e nas mesas das varas, tanto na capital, como no interior do estado.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/398877/visualizar/