Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Outubro de 2014 às 14:22

    Imprimir


Mais de três mil agentes, entre policiais militares, civis, bombeiros e Exército, devem fazer a segurança durante a eleição deste domingo (5) nas 60 zonas eleitorais em Mato Grosso. De acordo com a Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), o esquema de segurança integrada é composto por 1.564 PMs, 990 policiais civis e delegados, 200 militares do Corpo de Bombeiros, 122 policiais federais e 485 homens do Exército Brasileiro.

Mato Grosso tem mais de 2 milhões de eleitores em 1.481 locais de votação. A segurança dos locais de votação também será feita por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O reforço policial também conta com mais de 600 veículos, cinco aeronaves e um Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Os quase 500 militares do Exército farão a segurança em 21 das 32 aldeias indígenas de Mato Grosso. Dessas 21 localidades, só é possível chegar a seis delas através de helicópteros ou aviões. Em outras duas aldeias o acesso só é feito por embarcações nos rios que cercam as áreas. Para garantir a logística e realização das eleições nessas regiões, o Exército deve usar quatro helicópteros, quatro barcos e 20 veículos.

“Nossa maior preocupação são os crimes eleitorais, casos de roubo/furto de pessoas ou veículos, além de casos de desordem ou manifestações nos locais de votação”, disse o secretário da Sesp-MT, Alexandre Bustamante. Policiais militares terão um ponto fixo de segurança nos locais que tiverem mais de 4 mil eleitores.

Já nas regiões com menos de 4 mil eleitores o policiamento será feito através de rondas à distância. Equipes denominadas de ´Força de Pronta Resposta´ vão estar disponíveis em cada região do estado caso ocorra alguma situação mais complexa. "As maiores ocorrências [nas eleições anteriores] foram casos de boca de urna, distribuição de santinhos, transporte ilegal de eleitores e compra de votos. São esses casos que vamos priorizar", completou Bustamante.

Em caso de crimes eleitorais, Mato Grosso terá 54 Centros de Detenção Provisória (CDP). A orientação da Corregedora Eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, é que e as pessoas evitem ingerir bebida alcoólica no dia da eleição.

Reforço

Cerca de 250 policiais militares embarcaram para os municípios do interior de Mato Grosso na manhã desta sexta-feira (3). Segundo o tenente-coronel Heverton Mourett, superintendente de planejamento da PM, o reforço policial é necessário na região norte do estado, onde o efetivo de policiais não é suficiente ou são municípios onde existem conflitos agrários, como Confresa, Colniza e Alta Floresta.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402368/visualizar/