Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 01 de Novembro de 2014 às 15:17

    Imprimir


As discussões sobre o comando da mesa diretora da Assembleia Legislativa tendem a ficar mais acaloradas neste mês. Até o fim da próxima semana os deputados que devem compor a base de apoio do governador eleito Pedro Taques (PDT) decidem como deve ser a composição da chapa.

No grupo, quatro nomes foram colocados. Um deles é do deputado estadual eleito, Eduardo Botelho (PSB). O socialista conta que nesta semana já entrou em contato com outros dois candidatos do grupo, os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

Segundo ele, a ideia é de que o grupo dos onze, como são chamados os 11 parlamentares que devem dar sustentação ao governo de Taques no Legislativo, siga unido na eleição da mesa.

Destaca que, até o momento, só não conseguiu falar com o deputado Zeca Viana (PDT).

No entanto, o pedetista já é visto como carta fora do baralho para a eleição da mesa. Viana deve atuar nos bastidores, na defesa de Taques a na busca pela unidade do novo grupo governista.

Botelho chegou a dizer à imprensa que só não seria presidente da mesa diretora caso o governador eleito interferisse na eleição em prol de Guilherme Maluf, como foi cogitado nos bastidores.

O socialista disse que a declaração foi em tom de brincadeira e no sentido de demonstrar o peso de Taques na briga pelo comando do Legislativo Estadual.

Afirma que vai buscar um consenso para que o grupo não entre rachado na eleição do Legislativo, uma vez que isso poderia prejudicar os primeiros dias de governo de Taques. Então, conta que há um esforço pelo entendimento.

OPOSIÇÃO – A próxima semana também deve ser decisiva para o grupo de 13 parlamentares que devem compor a nova oposição no Legislativo Estadual. Foi marcado o primeiro encontro com os eleitos para discutir a sucessão da mesa diretora.

Entretanto, assim como o grupo de Taques, os novos oposicionistas não estão unidos em torno de um único nome.

O candidato mais forte é o deputado estadual e atual primeiro-secretário da Casa, Mauro Savi (PR).

Mas, o republicano enfrente resistência dentro do seu próprio partido. Na semana passada o deputado Emanuel Pinheiro (PR), fez duras críticas ao presidente regional da legenda, deputado federal e senador eleito, Wellington Fagundes, que teria anunciado o nome de Mauro Savi (PR) para a disputa da mesa.

O presidente da legenda rebateu alegando ninguém mais colocou o nome à disposição.

A sigla republicana elegeu cinco deputados estaduais e tem a maior bancada na Assembleia.

Porém, o grupo está dividido, parte deseja, até mesmo, uma aliança com os apoiadores de Taques.

Savi, por sua vez, tenta manter a dobradinha com Romoaldo Junior (PMDB), presidente em exercício da Casa.

O peemedebista, por sua vez, já falou na necessidade de manter o consenso na Casa. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403588/visualizar/